Editorial - Esforço para todos

quinta-feira, 17 de junho de 2010
por Jornal A Voz da Serra

O GOVERNO estadual está empenhado em criar o próprio Plano Estadual de Cultura, sem depender somente do Congresso Nacional para aprovar o plano nacional e, com isso, criar verbas específicas para o setor. Hoje, dá continuidade ao plano, realizando encontro com municípios da região Serrana em Nova Friburgo, visando à criação de políticas públicas na área cultural.

NÃO É DE hoje que a comunidade cultural vem reclamando a ausência de políticas definidas e verbas específicas dos governos para o setor. Má vontade política, falta de interesse e, obviamente, falta de recursos financeiros são os principais entraves que os municípios enfrentam na execução de planos de valorização da cultura. O apoio do governo estadual, então, seria de substancial ajuda à gestão deste importante setor pelas cidades fluminenses.

EM NOVA FRIBURGO, os passos de participação foram dados no governo Saudade Braga, que atendeu aos requisitos exigidos para a inclusão municipal no Plano Nacional de Saúde, contando com a participação ativa da comunidade artística friburguense, além da estruturação física da Secretaria de Cultura e de seus equipamentos. Foram contribuições que permitiram ao município, agora, participar do plano estadual, oferecendo importantes subsídios.

O MOVIMENTO cultural de Nova Friburgo é composto de uma ampla faixa da população, envolvida em inúmeras atividades que geram, além da cultura propriamente dita, emprego e renda para muitas famílias. Nada mais oportuno, portanto, que discutir o tema que diz respeito a todos os friburguenses para a definição de um plano abrangente para a cultura municipal.

O EMPENHO da Secretaria Municipal de Cultura encontra ressonância em diversos segmentos da sociedade. O Conselho Municipal de Cultura está preparado para cumprir suas metas dentro da conformidade que exige o Ministério da Cultura, qual seja gerir o Fundo Municipal de Cultura, além de interagir de forma efetiva com o poder público para iniciar esta nova fase de trabalho no município.

TAMBÉM É de se ressaltar o empenho do prefeito pela área cultural, o que pode se tornar em grande aliado para os projetos do setor. Além disso, a expectativa da comunidade artística friburguense é no sentido de receber do poder público a contrapartida constitucionalmente prevista, qual seja de preservar, promover e valorizar o patrimônio artístico e cultural do país.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade