Começa no dia 21 o Programa de Capacitação em Gestão, que será realizado pelo Instituto de Desenvolvimento Empresarial em parceria com a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e o Sindicato do Comércio Varejista (SinComércio) de Nova Friburgo. Envolvendo exercícios vivenciais, simulações e dinâmicas, as aulas acontecerão durante uma semana de cada mês, das 8h às 12h ou das 19h às 23h, no Centro de Estudos e Qualificação Profissional do Comércio Lojista, na sede da CDL.
O Programa de Capacitação em Gestão é dividido em seis módulos. O primeiro, denominado Custos, vai abordar definição de custos fixos e variáveis, fórmula estrutural de custos, planilha de custos, custo da mercadoria vendida, metodologia da administração dos custos e cálculo da margem de lucro, entre outros itens. Os módulos seguintes serão “Finanças”, “Empresa”, “Negociação, Compras e Estoque”, “Marketing e Vendas” e “Administração Estratégica”.
Lançado em Nova Friburgo em setembro do ano passado, durante palestra ministrada pelo presidente do IDE, Elton Lívio Petterle, para 200 empresários, o programa formou as duas primeiras turmas na cidade no último mês de maio. Ainda em maio, o programa foi reapresentado em nova palestra que reuniu 250 empresários. O método, baseado na Teoria do Esforço Eficaz, utiliza linguagem simples e direta, equilibra tempo e valor e prioriza a praticidade, a velocidade e o resultado. O IDE tem como clientes dez mil empresas em 18 estados do país.
O presidente da CDL e do SinComércio, Braulio Rezende, explica que o Programa de Capacitação em Gestão é mais uma iniciativa das duas entidades visando à qualificação profissional do comércio de Nova Friburgo. Ele ressalta que há vários anos as entidades promovem cursos, palestras e seminários de formação, reciclagem e atualização para funcionários e empresários lojistas da cidade.
— O programa do IDE veio se juntar às ações da CDL e do SinComércio que objetivam a qualificação profissional do comércio lojista de Nova Friburgo. Hoje, a qualidade é o diferencial entre as empresas. A sobrevivência no mercado depende de bons serviços, bom atendimento e boa gestão – destacou Braulio Rezende.
As inscrições devem ser feitas pelos telefones (24) 9825 8005 e (27) 9294 4255, com Robésio Guimarães.
Deixe o seu comentário