Apesar de todos os contratempos, a segunda edição da Feira da Terra – feira de cultura, artesanato, produtos orgânicos e agroecológicos – aconteceu nos dias 5 e 6 de junho, em Lumiar (Nova Friburgo – RJ), atraindo um público bastante amplo e eclético de pessoas da terra e de outras procedências.
Contando com a boa vontade e a determinação de todos os expositores presentes, o clima frio e chuvoso do sábado não impediu que a feira se realizasse com muita alegria, troca de conhecimentos, encontros e diversas formas de manifestações artísticas. A ausência do astro rei foi compensada pela oficina de suco de luz do sol que abriu a programação da feira, seguida de danças circulares e de muita música caipira e alternativa, aquecendo os corações e mentes no Sarau da Terra.
No domingo, o sol voltou a brilhar com intensidade e, sob um céu de azul intenso, a feira aconteceu em sua plenitude, possibilitando a realização de várias outras atividades: exercícios tibetanos ao ar livre, com Myriam Haensel; vivência de yoga, com Clara de La Servière; oficina de stencil em bolsas de algodão, com Luar Grinsberg; oficina de mandalas com sementes, na Tenda das Crianças, com o instrutor Guto do Mato, da EMA (Escola da Mata Atlântica); roda de conversa sobre o tema A Cura Planetária, na Tenda da Cura; oficina de construção com terra, com os instrutores João Paulo Mouzo e Rosa Luiza Goulart, do Tibá (Instituto de Tecnologia Intuitiva e Bio-Arquitetura); finalizando o dia com o Circo a Céu Aberto, um belíssimo espetáculo circense com Fabiano Freitas e a trupe Grandes Seres da Montanha, do Sana.
O projeto da Feira da Terra insere-se numa perspectiva mais ampla do que um espaço de trocas comerciais. Em contraponto à atual forma de organização econômica, baseada no consumo desenfreado, no desperdício de recursos naturais e na degradação ambiental, a grande proposta da Feira da Terra é fomentar a economia solidária: um movimento mundial baseado na produção ética e no consumo consciente, no cooperativismo e outras formas de associação entre os pequenos e médios produtores e os consumidores.
A terceira edição da Feira da Terra está prevista para o mês de julho, em data a ser confirmada. Convidamos a todos e todas para as próximas reuniões da Feira da Terra, nos domingos às 15 horas, na oficina-escola As Mãos de Luz, Vale dos Peões, em Lumiar, trazendo sugestões e propostas para incrementarmos juntos esse projeto coletivo. Contatos pelo email: feiradaterralumiar@gmail.com e pelos telefones 2542 6117 / 9223 7144/ (Tiaya e Pedro) ou 9287 6699 (Sandra).
Sandra Mara Ortegosa
Deixe o seu comentário