Henrique Amorim
Recentemente A VOZ DA SERRA mostrou os muitos obstáculos enfrentados pelos pedestres nas calçadas esburacadas do Centro de Nova Friburgo, mas essa dificuldade não é uma exclusividade das principais vias. No distrito de Conselheiro Paulino, a Avenida Governador Roberto Silveira é conhecida como a ‘avenida da morte’ devido aos muitos perigos no trânsito e o grande índice de acidentes, mas além dos motoristas, os pedestres também correm risco ao passar pela via. Na margem do Rio Bengalas não há calçadas e em alguns trechos, a erosão causada pelas enxurradas em dias de chuva forte engoliu o espaço destinado à circulação de pedestres. Para piorar a situação não há grades de proteção junto à margem do rio.
A dificuldade de quem precisa caminhar por ali, inclusive para aguardar ônibus nos pontos de embarque ao longo da via, é agravada ainda pela utilização do acostamento como estacionamento de veículos ou até mesmo como faixa de rolamento, o que representa um grande risco para os transeuntes. No sentido Duas Pedras-Conselheiro Paulino, a extensão da calçada é ainda bastante irregular com trechos acidentados, sem contar os muitos obstáculos que obrigam muitas vezes quem caminha a disputar espaço com veículos em circulação na pista. Os empecilhos são tantos que algumas lojas utilizam todo o espaço destinado à calçada como estacionamento exclusivo para seus clientes e em diagonal, o que ocupa quase toda a largura da calçada.
“Onde está a fiscalização da Prefeitura? Seria melhor pintar o meio fio de branco e autorizar o estacionamento na faixa de acostamento e deixar a calçada para os pedestres. Se alguém for atropelado na avenida por causa dos carros que ocupam toda a calçada, quem irá se responsabilizar pela perda de uma vida?”, questiona uma moradora de Conselheiro Paulino, que se arrisca diariamente ao ter que caminhar pela Avenida Governador Roberto Silveira ao levar e buscar a filha no Colégio Municipal Rui Barbosa, onde alunos arriscam-se todos os dias devido a falta de calçada em alguns trechos e a ocupação irregular das calçadas da principal via de acesso ao distrito de Conselheiro Paulino.
“Será que se a obra de construção da Avenida Brasil (via paralela a Roberto Silveira no sentido Duas Pedras, permitindo a duplicação do trânsito) realmente sair irão aproveitar para organizar as calçadas. Vias urbanas têm que ter espaço destinado aos pedestres”, observa o morador Péricles de Castro Barboza Couto.
Deixe o seu comentário