Editorial - Um voto que muda

quarta-feira, 09 de junho de 2010
por Jornal A Voz da Serra

A MENOS de quatro meses das eleições no país, gravita no universo dos candidatos à Presidência da República, Congresso Nacional, governos estaduais e assembleias legislativas a participação dos jovens no pleito de outubro. Sem o romantismo que a faixa etária sugere, o fato é que ainda são mínimas as propostas de políticas públicas para esta importante fatia da população.

DADOS da ONU revelam que caiu a participação dos brasileiros de 16 a 24 anos no total de ocupados. De 1992 a 2006 caiu de 26,3% para 23,1%. Também foi menor a taxa de participação do jovem de 16 a 24 anos na População Economicamente Ativa (PEA).

A PESQUISA não é novidade para o brasileiro, que não conseguiu equacionar a escolaridade com o trabalho, não supre as necessidades de formação dos jovens com políticas de estímulo ao aprendizado e de valorização da pessoa. O resultado é que sobram vagas, faltam empregados qualificados e a situação também se repete em Nova Friburgo.

SE EXISTE inércia dos candidatos há algum sinal de que nem tudo está perdido. No amplo espectro da sociedade surgem nomes comprometidos com a juventude que vão muito além dos slogans de “aí galera” ou do “futuro do Brasil” e podem colaborar para incentivar ainda mais a formação dos jovens, inclusive de Nova Friburgo.

MAIS QUE promessas, o compromisso com a juventude deverá se refletir na adoção de políticas públicas voltadas aos jovens. Tal contingente, em nossa cidade, por exemplo, precisa de oportunidades de qualificação e de inserção no mercado de trabalho para sua adequada inclusão social. A juventude é o público-alvo de muitas ilegalidades e a oportunidade de oferecer condições de inserção social não pode ser desperdiçada por mais quatro anos.

FRIBURGO não fica isenta do processo de autoexclusão dos jovens. Para romper este desafio, os candidatos precisam estar ligados a temas que ofereçam perspectivas de crescimento profissional e pessoal. De nada adiantarão as promessas genéricas e que não conseguem atrair os jovens. O Brasil vive um momento raro de inclusão da juventude e o município não pode perder esta oportunidade de mudar também o seu perfil eleitoral.

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