O nosso meio ambiente

segunda-feira, 07 de junho de 2010
por Jornal A Voz da Serra

Luiz Latour

O mundo todo esta em mudança que precisa ser melhor compreendida. Ela é típica em períodos de transição, ao qual estamos hoje vivendo, em que valores e atitudes que até então usamos no dia a dia desmontam de maneira lenta e progressiva todos os nossos atos com relação ao nosso meio ambiente. No momento atual existe uma agravante em que em nenhum momento na nossa história pensávamos vivenciar.

Somos todos nós contemporâneos de um impasse civilizatório em que ao longo dos tempos cultivamos um modelo de desenvolvimento que vem se exaurindo, em uma velocidade assustadora e em uma escala sem precedentes, os recursos naturais não renováveis do nosso planeta, com impactos negativos sobre a qualidade de vida dos seres humanos e de todas as outras formas de vida existentes.

Os atuais modelos de produção e de consumo adotados por nossa civilização constituem o eixo de sustentação desta voraz maneira da vida moderna que tem como polos de magnetização a maximização dos lucros e o entendimento de que a natureza é apenas e acima de tudo, fonte de matéria-prima e energia a qual serve apenas para o nosso bel-prazer.

Há na mídia e no terceiro setor como um todo reflexos importantes desta mudança que vai na direção da sustentabilidade, mas o exercício e o esforço para disseminar estas informações em prol da preservação dos recursos naturais ainda não é suficientemente sistêmico para que possamos entender a gravidade do que estamos vivenciando, para que possamos analisar o atual grau de depredação sistemática dos recursos naturais tão fundamentais a nossa vida.

Entretanto, no atual mundo globalizado no qual vivemos hoje, em que as informações voam a uma velocidade surpreendente, é enorme a responsabilidade de todos aqueles que têm acesso a esta grande possibilidade de informar, a de denunciar os paradoxos desse modelo de desenvolvimento e, que sempre que possível, indicar rumos e perspectiva melhores para quem se faça interessado.

Neste dia mundial do meio ambiente, 5 de junho, faça uma reflexão de seus atos como ser humano o qual é dotado do que compreendemos por inteligência e raciocínio, e integrante, e parte importante deste meio ambiente que aí esta, se os seus atos no seu dia a dia condizem com o legado que estará contribuindo, se este legado vai ser negativo ou positivo para as gerações futuras.

Luiz Latour coordenador e gerenciador de projetos sócios educativos ambientais.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade