Henrique Amorim
O presidente do Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos Bancários de Nova Friburgo e Centro-Norte do estado (Seeb), Max José Neves Bezerra, foi reeleito para o cargo semana passada, com 449 votos dos 454 bancários de 53 agências da região e aposentados aptos a votar. Ele encabeçou a chapa única Compromisso, Unidade e Trabalho, que conta ainda com mais 34 integrantes na diretoria executiva e conselho fiscal, entre eles, sete mulheres. O pleito foi prestigiado pelo vice-presidente da Federação dos Bancários dos estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo, Nilton Damião Esperança, e o diretor jurídico da entidade, Paulo Roberto Garcês, além de representantes dos sindicatos dos bancários de Três Rios, Teresópolis, Campos, Baixada Fluminense, Niterói e Rio de Janeiro.
A aprovação de 98,90% foi motivo de grande alegria para os componentes da chapa, que não obteve um voto nulo sequer. Apenas cinco bancários ou aposentados optaram pelo voto em branco. “Isso mostra que a atual diretoria vem desenvolvendo um trabalho sério em defesa dos reais interesses da classe. Nem sempre um voto em branco significa repúdio”, observou Paulo Garcês. A eleição no Sindicato dos Bancários de Nova Friburgo contou ainda com apoio dos aposentados que se dispuseram a votar. Uma delas foi Manoelina Francisca de Jesus Cardinot, 78 anos, que se aposentou do extinto Banerj da Avenida Alberto Braune há 26 anos. “Os amigos da diretoria merecem. Estão sempre em defesa dos bancários, lutando pela classe”, disse ela, orgulhosa por ser a segunda mulher bancária do município.
O presidente do Sindicato dos Bancários de Niterói, Jorge Antônio Oliveira, destacou a boa recepção obtida pelos bancários durante o pleito realizado na última quinta-feira, 27 de maio. Sete urnas percorreram as agências bancárias de toda a região, enquanto outra ficou baseada na sede do sindicato, no Centro de Nova Friburgo, para receber os votos dos aposentados.
A posse festiva de Max e sua diretoria acontecerá em agosto, na sede campestre do Sindicato dos Bancários, no distrito de Campo do Coelho.
Presidente promete uma maior defesa
dos interesses dos bancários
Depois da totalização dos votos, cerca de 40 minutos após o encerramento da votação, Max Bezerra destacou que entre suas metas prioritárias para o novo mandato no quadriênio 2010-2014 está a luta pela próxima campanha salarial, que terá início em breve, com valorização do piso, tentativa de aumento real e maior participação nos lucros e resultados dos bancos.
Também será implementada luta em prol de melhores condições de trabalho, com redução da jornada sem queda no número de empregos e de salários, combate à terceirização dos serviços bancários, maior igualdade de oportunidades, repúdio à criminalização dos movimentos grevistas, enquadramento dos bancários em cooperativas de crédito, erradicação do transporte de valores feito por bancários e luta pela instalação de portas de segurança com detectores de metais em todas as agências.
Max tem como integrantes de sua diretoria os bancários Antônio Diniz Filho, Antônio Dalberto Louback, Luiz Cláudio Martins Queiroz, Luiz Gabriel Almeida Velloso, Lucimar Gomes da Silva e Ricardo Thomaz Lontra, além de outros 18 diretores suplentes e dez conselheiros.
Deixe o seu comentário