Presidente do Botafogo dá pontapé inicial ao ciclo de palestras que promoverá na cidade até dezembro

segunda-feira, 31 de maio de 2010
por Jornal A Voz da Serra

Por Bruno Pedretti

Na última quinta-feira, 27, a Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) de Nova Friburgo recebeu o odontologista e presidente do Botafogo, Maurício Assumpção, para dar início a um ciclo de palestras no município. Além de Maurício, compuseram a mesa o presidente da CDL e do SinComércio, Braulio Rezende; a psicóloga do Botafogo, Maíra Ruos Justo; os secretários municipais José Antônio Rezende (Geral) e Frank James Fernandes (Esportes) e a coordenadora do projeto Nova Friburgo Volta a Sorrir, Nadia Athayde.

Braulio Rezende apresentou o presidente do Botafogo de forma bem descontraída, elogiando o mandato do atual comandante do time da General Severiano e fazendo uma integração com o público presente ao evento. Após exibição de vídeo mostrando Nova Friburgo e o Botafogo, Maurício iniciou a palestra falando o quanto a cidade serrana traz lembranças positivas para ele.

Em 1982, o então aluno de odontologia veio para o município cursar a faculdade, na qual se formou com louvor em 1986, e dois anos depois já era professor da universidade. “Sempre que venho aqui lembro do começo de tudo o que tive que construir para chegar onde estou hoje”, afirmou Maurício, revelando que no início de sua vida desejava ser jogador de futebol profissional, mas, após jogar uma partida “em que não viu a cor da bola”, desistiu. Desde então, o objetivo de Maurício passou a ser presidir o clube que ama, o Botafogo. “Em 2008 montamos uma diretoria trabalhadora e o resultado está aí: somos campeões cariocas por conta de um belo trabalho realizado”, declarou o presidente alvinegro, com indisfarçável orgulho.

Maurício destacou a importância do trabalho realizado nas categorias de base do clube carioca, afirmando serem estas o futuro da equipe. “No Botafogo a preocupação não é só criar atletas, e sim, cidadãos que convivam na sociedade com dignidade”, frisou. No momento a principal meta é construir um centro de treinamento em Marechal Hermes. O presidente pretende trazer a Nova Friburgo um jogador que vem sendo muito comentado pela mídia atualmente, Maicosuel, fato que motivou muitas perguntas da plateia. Na ocasião, o secretário de Esportes, Frank James, afirmou que a Prefeitura está envaidecida por ter Maurício Assumpção iniciando um ciclo de palestras para a cidade.

Bastante comunicativa, a psicóloga do Botafogo, Maíra Ruos, bateu um papo com os jovens presentes ao evento para saber quem ali desejava tornar-se esportista profissional. Ela apresentou ainda um vídeo sobre a realidade da carreira do jogador profissional.

Há quatro anos no Botafogo, Maíra explicou como é o processo de evolução de um jogador de futebol, de criança à carreira profissional. “O atleta não pode se acomodar quando conseguir entrar num clube. O primeiro obstáculo a ser superado é a adaptação ao lugar de trabalho”, esclareceu a psicóloga, ressaltando a importância de o jovem estar bem preparado para administrar propostas e saber lidar com os empresários. “Com 14 e 15 anos o atleta passa pela idade mais perigosa, por conta dos empresários que costumam deslumbrar os garotos. Por isso a importância de estar muito bem psicologicamente. É a profissão mais disputada no Brasil, porém, não é impossível ser um jogador profissional, basta ter força de vontade”, garantiu Maíra. Como exemplo ela citou o garoto Caio, que vem se destacando no clube, tendo iniciado os trabalhos nas categorias de base do Botafogo. “O Caio buscou sempre o trabalho e sabia que aprimorar a técnica era fundamental. Ele tinha determinação interna, o que foi muito importante para chegar com força ao profissional”, atestou a psicóloga.

Maíra exaltou a importância da mídia para os jovens que estão entrando na carreira profissional. “A torcida só conhece os jogadores através da imprensa, que promovem ou não os atletas. Por ser formador de opinião, o jornalista tem o poder de engrandecer o jogador ou destruí-lo. Por isso o atleta tem que estar preparado tanto para as críticas quanto para os elogios”, disse. O Friburguense foi recomendado aos atletas que desejam se tornar profissionais, pois pode ser a porta de entrada para o mercado futebolístico.

Até dezembro, Maurício Assumpção realizará um ciclo de palestras com profissionais diversos ligados ao esporte, pretendendo visitar a cidade uma vez por mês, mas sem data pré-estabelecida. Ao fim da palestra a plateia formulou variadas perguntas, sobre os mais diversos assuntos e, Maurício, muito simpático, respondeu a todas.

Bonés, livros, cadernos e chaveiros, entre outros produtos do Botafogo, foram distribuídos após um questionário sobre a história do clube carioca. Maurício visitou a sede de A VOZ DA SERRA e conversou descontraidamente com o diretor Laercio Ventura. Com ele estavam Diogo, jogador do Botafogo, e Rafael, atletas que estão buscando se profissionalizar no esporte.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade