Metodologia Waldorf na Rede Municipal de Ensino

terça-feira, 25 de maio de 2010
por Jornal A Voz da Serra

Numa parceria da Secretaria Municipal de Educação e do Centro de Formação da Associação Crianças do Vale de Luz, 85 profissionais da rede pública de ensino participaram do Café Pedagógico, que aconteceu na tarde desta sexta-feira, 21, no Centro Integrado de Educação Pública (Ciep) Licínio Teixeira, em Olaria, onde funciona a Casa do Professor, sede da Secretaria de Educação. Este foi o primeiro dos seis encontros programados para o ano de 2010 com a finalidade de proporcionar trocas de experiências entre os docentes, mediante palestras e oficinas.

A secretária Ledir Porto abriu o evento na biblioteca do Ciep, onde foi realizada a oficina Os temperamentos no universo da criança, ministrada pelas professoras Mara Rubia Ribeiro e Juliana Lima. Segundo Mara, existem quatro tipos de temperamentos, identificados nas crianças, que têm a ver com a constituição física de cada uma: melancólico, colérico, sanguíneo e fleumático. “Ao perceber os temperamentos, o professor é capaz de entender melhor a si mesmo e o aluno”, explica.

Paralelamente ocorreram outros dois workshops: no refeitório, Aprender tabuada pode ser divertido e, no auditório, O colorido da gramática. Ledir Porto ressaltou a importância de promover encontros de troca de experiências e capacitação, lembrando que “o grande problema da educação é encontrar professores que se preocupam em estar atualizados”, disse a secretária, manifestando sua alegria em perceber o interesse de professores e gestores, em participar desses encontros.

 

Conjugação verbal diferente

De acordo com a coordenadora do Café Pedagógico, Danielli Gonçalves, o projeto surgiu em 2004, graças ao apoio da iniciativa privada. Atualmente, as oficinas e palestras contam com seis professores da Escola Vale de Luz, em Conselheiro Paulino, e Cecília Meireles, na Cascatinha, que recebem o apoio da empresa Software AG.

Danielli explica que os professores trabalham com pintura em aquarela, música e canto, entre outros recursos artísticos, seguindo a pedagogia Waldorf, que aborda no currículo “o pensar, sentir e agir da criança”. Segundo ela, a pedagogia Waldorf abrange os mesmos conteúdos – o que muda é a metodologia, o jeito de ensinar.

Como exemplo, ela cita um trabalho realizado com crianças que estão aprendendo gramática: “Elas conjugam os verbos utilizando um bastão; cada uma conjuga o verbo numa pessoa, passando o bastão para outra”. A coordenadora do Café Pedagógico acredita que “a criança aprende muito melhor por meio do corpo e do ritmo”.

Danielli diz ainda que na metodologia Waldorf, o professor acompanha o aluno do primeiro ao último ano. “A criança passa a fazer parte de uma mesma família”, acrescenta.

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