A ANTIGA frota nacional de veículos vem sendo renovada a cada ano com números expressivos da indústria automobilística, registrando vendas espetaculares. Recente levantamento do Sindipeças, o sindicato da indústria de autopeças, revelou que a idade média da frota nacional atingiu 8 anos e 10 meses. Dos atuais 30 milhões de veículos circulando nas estradas brasileiras, 28% têm até 3 anos de uso, média semelhante a países como a Alemanha, França e Coreia.
O MERCADO brasileiro está em permanente aquecimento, o que reforça o número de automóveis em circulação. A partir de 2007 o boom foi significativo permitindo alavancar a renovação. De três anos para cá, os brasileiros adquiriram 8,3 milhões de modelos veículos zero quilômetro, sendo 3,1 milhões comprados no ano passado, com a redução do IPI e as facilidades do crédito.
NA MESMA proporção, o número de veículos novos em Nova Friburgo também cresceu. É o que vemos nas ruas e nas filas de pretendentes que buscam as concessionárias atrás do carro zero. A febre automotiva aumenta a cada ano e em breve o país chegará a marcas recordes, como nos Estados Unidos. Porém, nem as políticas de trânsito nem a conservação das estradas estão sendo suficientes para suprir a de manada cada vez maior.
A CADA dia cresce a discussão sobre o transporte em Nova Friburgo, com problemas insolúveis que vão da questão do transporte coletivo e a movimentação de novos veículos e novas linhas, ao tráfego de caminhões pesados pela RJ-116, cruzando a cidade em sua via mais nevrálgica. E ainda, não menos importante, a circulação interna de veículos e caminhões por entre as ruas do centro da cidade.
SOME-SE a isto a sonhada rodovia de contorno, que desengarrafaria o trânsito pesado do centro de Nova Friburgo, unindo Mury a São José do Ribeirão, na vizinha Bom Jardim. Sonho ou realidade, volta e meia o assunto ganha as páginas dos jornais, trazido à baila pelos que veem na estrada a solução para um grande problema urbano. Ou pelos políticos, que imaginam diversos benefícios econômicos com a obra, inclusive com a valorização do turismo.
A SOLUÇÃO deve anteceder ao saudável debate avaliando as consequências de uma obra desse porte no cotidiano da cidade e as vantagens e desvantagens precisam ser detectadas e avaliadas com clareza. O trânsito é um nó na administração pública, uma questão que envolve considerável soma de recursos para que algumas ações possam surtir efeito e não se prende apenas e tão somente a um mandato eleitoral. É uma questão permanente que se impõe através do trabalho de longo prazo.
O GOVERNO municipal tem grande responsabilidade sobre o futuro da cidade, criando políticas de planejamento urbano promovendo o crescimento econômico e consequentemente melhorando a qualidade de vida da população. Planejar o futuro é função de governantes, principalmente quando se trata de uma cidade com inúmeras possibilidades de desenvolvimento como Nova Friburgo. E repleta de automóveis.
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