Aos 81 anos, a médica veterinária Maria Clara Gripp Moraes lançou recentemente o livro biográfico Reminiscências de uma amparense, no qual relata diversas passagens de sua infância e adolescência no distrito de Amparo, período escolar, convívio familiar e sua dedicação especial à profissão. A obra é uma reedição da publicação inicial de 1993. Nela, Maria Clara relembra episódios marcantes de sua passagem pelos colégios Anália Franco, em Amparo, Nossa Senhora das Dores, Brasil e José Clemente e Faculdade de Medicina Veterinária – os três últimos, em Niterói.
A autora também destaca suas muitas atividades no ramo como acadêmica do Hospital de Veterinária, Laboratório de Controle de Produtos de Origem Animal do Ministério da Agricultura, serviço de inspeção de leite do Rio de Janeiro, Grupo Executivo de Produção Animal, entre muitas outras atividades. Maria Clara relembra ainda o socorro a um cão pastor alemão um dia após sua formatura quando ela atendeu ao chamado de um homem aflito. Ao constatar que o animal tinha contraído um terrível vírus e adquirido hidrofobia contaminando ainda a família que o cuidava, impediu que ele fosse sacrificado com um tiro de misericórdia a ser desferido por um vizinho. Maria Clara conseguiu levar o cão ao Instituto Vital Brazil onde ele fora sacrificado dignamente e viabilizou o tratamento ideal para os donos do animal.
Ao longo das quase 200 páginas de Reminiscências de uma amparense, Maria Clara destaca também a tradição do distrito de Amparo na formação de veterinários. Um exemplo disso é o fato de Guilherme Hermsdorff, considerado como o pai da medicina veterinária ter nascido no quarto distrito friburguense. No busto de bronze em sua honra no Centro Acadêmico da Universidade Rural consta ainda uma referêrencia especial a seus primórdios com a inscrição Amparo Redivivo. No livro, Maria Clara também destaca leis de defesa dos direitos dos animais e reverencia familiares e grandes amigos amparenses em meio a uma bela viagem ao seu passado com fotos de episódios marcantes de sua vida e muitas lembranças que valem a pena serem revividas.
Deixe o seu comentário