Eloir Perdigão
Na edição do último dia 5 este jornal publicou reportagem dando conta dos atos de vandalismo na Praça Getúlio Vargas, com pichações de monumentos e bancos e cercas de jardins quebrados. O vandalismo atingiu até o nicho da imagem de São Cristóvão, próximo ao ponto de táxi, que teve o vidro quebrado, inclusive com o desaparecimento da imagem. Agora, uma boa notícia: a imagem de São Cristóvão não foi roubada, como se supunha: estava guardada no Centro de Turismo.
A ideia de todos de que a imagem havia sido roubada partiu dos atos de vandalismo na Praça Getúlio Vargas, tendo o vidro do nicho sido quebrado. Porém foi aí que entrou em ação o funcionário público municipal Wellington de Souza Muniz, do Centro de Turismo. Justamente para evitar que a imagem fosse roubada, ele a recolheu e guardou no local de trabalho.
Imediatamente Wellington comunicou o ocorrido à Secretaria de Obras, solicitando a recuperação do nicho da imagem de São Cristóvão. Acreditam os funcionários do Centro de Turismo que o vidro foi quebrado para roubarem o dinheiro que ali vinha sendo depositado.
Como um presente de aniversário à cidade, após a recuperação do nicho Wellington limpou a imagem de São Cristóvão e a recolocou em seu devido lugar na praça, na tarde de sábado, 15.
INAUGURAÇÃO E DEPREDAÇÃO – De acordo com Paulo Cesar Erthal Camacho, delegado em Nova Friburgo do Centro Beneficente dos Chauffeurs de Niterói, foi a entidade (fundada em 1926), que juntamente com o saudoso monsenhor José Antônio Teixeira inaugurou o nicho de São Cristóvão na Praça Getúlio Vargas, em 25 de julho de 1950. Na época, o delegado em Nova Friburgo era o saudoso Casimiro Graça, muito conhecido na cidade. Vale lembrar que 25 de julho é dia de São Cristóvão. O nicho da praça, segundo Paulo Camacho, foi inaugurado juntamente com o do meio da serra, na estrada Rio-Friburgo, tradicional ponto de parada dos caminhoneiros.
A delegação do Centro Beneficente dos Chauffeurs de Niterói em Nova Friburgo se mantém ativa até os dias atuais, com sua sede num sobrado da Rua Prefeito José Eugênio Müller 110, esquina com a Rua Dante Laginestra. A diretoria trabalha na sede em Niterói, tendo como atual presidente Djarnes Nunes e tesoureiro Manoel Marques. Durante muitos anos a entidade organizou a tradicional procissão motorizada de São Cristóvão em Nova Friburgo, incumbência passada recentemente à Paróquia de São Cristóvão, em Mury. Mesmo assim, a entidade colabora com a parte burocrática do evento.
NÃO FOI A PRIMEIRA VEZ - Segundo taxistas que fazem ponto próximo ao Centro de Turismo, o vidro do nicho da imagem de São Cristóvão já foi quebrado várias vezes por pessoas intencionadas em apanhar o dinheiro do local. O saudoso taxista Almiro Paulo (Bacalhau) é que se movimentava para a recuperação do monumento junto às autoridades locais. Os cuidados com o nicho de São Cristóvão estão agora a cargo do Centro de Turismo, onde, inclusive, se encontra a chave do local.
Deixe o seu comentário