Nova Friburgo, 192 anos: em marcha para o desenvolvimento!

terça-feira, 18 de maio de 2010
por Jornal A Voz da Serra
Nova Friburgo, 192 anos: em marcha para o desenvolvimento!
Nova Friburgo, 192 anos: em marcha para o desenvolvimento!

Henrique Amorim

O aniversário de 192 anos de Nova Friburgo teve como ponto alto o tradicional desfile cívico-militar na Avenida Alberto Braune, quando representações de corporações militares, entidades de classe e assistenciais, associações e estudantes coloriram a principal avenida da cidade, numa homenagem especial e bastante emocionante, com quase quatro horas de duração. Desta vez, o desfile teve ainda um diferencial: uma série de homenagens ao centenário do Sanatório Naval de Nova Friburgo, a ser completado oficialmente no próximo dia 30 de junho. Aliás, o desfile cívico-militar, com participação de parte do efetivo do Corpo de Fuzileiros Navais do Rio de Janeiro, abriu as comemorações dos cem anos de atividades do Sanatório Naval em Nova Friburgo.

Por diversas vezes durante o desfile foi entoada a Canção do Marinheiro, emocionando militares e o público. Até mesmo o diretor do Sanatório, o capitão de fragata MD Nestor Francisco Miranda Júnior, chegou às lágrimas no palanque oficial com tantas homenagens, especialmente durante a passagem de cerca de três mil alunos das escolas da rede pública municipal de ensino, que fizeram coro com a Canção do Marinheiro. “Toda a tripulação do Sanatório Naval, incluindo oficiais, praças e servidores civis, agradece as manifestações de apreço e carinho da população friburguense demonstradas no desfile, principalmente às escolas municipais, pela belíssima homenagem ao centenário daquela instituição”, disse o capitão Nestor Miranda Júnior em nota especial de agradecimento enviada à redação de A VOZ DA SERRA.

A etapa militar da parada de 16 de maio contou com a solenidade oficial de hasteamento das bandeiras do Brasil, Estado do Rio de Janeiro e Nova Friburgo na panóplia em frente à Prefeitura, pontualmente às 9h, revista às tropas militares e apresentações das bandas sinfônicas Campesina e Euterpe, a banda convidada Recreio Bonjardinense e o Corpo de Fuzileiros Navais. Também desfilaram representações do 11º BPM e do 6º Grupamento de Bombeiro Militar, com exibição de viaturas, e o Tiro de Guerra do Exército e Guarda Municipal.

Os cerca de três mil alunos da rede municipal que participaram da homenagem também se destacaram ao cantarem uma versão do Hino de Nova Friburgo especialmente criada para o desfile. A representação da Secretaria Municipal de Agricultura foi uma das mais aplaudidas pelo público, por levar para o desfile um caminhão especialmente decorado com flores do campo cultivadas na região de Vargem Alta, o principal celeiro de flores de corte do município. A formação de um tapete de pétalas de rosas, feito por crianças ao longo da Avenida Alberto Braune, também encantou. A apresentação foi precedida do grupo Sanfoneiros da Serra, do distrito de Lumiar, que homenageou, em frente ao palanque, o prefeito Heródoto Bento de Mello, que até arriscou uns passos de forró.

As escolas públicas e particulares que mantêm a tradição das bandas marciais também se destacaram durante o desfile com bonitas execuções de clássicos da música popular brasileira, o Parabéns para Nova Friburgo e reverências à Marinha do Brasil. As bandas de tambores chamaram a atenção com os grupos de alunos das escolas Nossa Senhora das Mercês, Nossa Senhora das Graças, Odette Penna Muniz, Jamil El-Jaick, Dom Pedro I, Galdino do Valle Filho, Canadá e Tuffy El-Jaick. Os alunos da Oficina-Escola de Artes, junto com a Banda Municipal de Nova Friburgo, apresentaram coreografias circenses na avenida, encantando o público, assim como a equipe de ginastas do Instituto de Esportes e Cultura (Inec).

O desfile contou ainda com representantes das colônias dos países europeus que participaram da colonização de Nova Friburgo, grupo de mineiro-pau da Escola Rei Alberto I, com demonstração da cultura popular ao longo da avenida, União Brasileira dos Trovadores (UBT), Sociedade Pestallozi, com apresentação de sua banda, Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), Associação Friburguense de Pais e Amigos do Educando (Afape), Associação das Mulheres Mastectomizadas (Amma), que chamou a atenção para a necessidade da prevenção ao câncer de mama, sinuqueiros Tigres da Serra, grupo de Escoteiros Anchieta e os projetos esportivos Gol de Placa, Solução e Dever de Casa.

No palanque oficial,

um desfile paralelo

de autoridades

Durante todo o desfile de 16 de maio, percebeu-se na avenida o brilhantismo dos jovens, estudantes e integrantes de associações que contribuem para o bem- estar dos friburguenses. No palanque oficial, o prefeito Heródoto Bento de Mello e a primeira-dama Betty recepcionaram muitas autoridades: marcaram presença os deputados federais Simão Sessim e Fernando Lopes; o ex-secretário estadual de Transportes, Júlio Lopes; o prefeito de Nova Iguaçu, Lindberg Farias; diversos secretários municipais e os vereadores Marcelo Verly, Edson Flávio, Marcos Medeiros, servidores municipais e empresários.

Nas arquibancadas montadas no trecho entre a Prefeitura e a esquina com a Rua Modesto de Mello, o público se emocionou com as muitas homenagens ao aniversário do município. “Nova Friburgo merece! É uma cidade agradável não só por seu clima, mas pelo comportamento ordeiro do seu povo. Nunca vi uma reverência tão especial a uma cidade, com dedicação das crianças, jovens e adultos, que fizeram um lindo espetáculo”, disse o aposentado Elias Pinheiro de Menezes, 63 anos, ex-veranista do distrito de Mury, que escolheu há dois meses Nova Friburgo para morar com a esposa Anita, emocionada com a apresentação das crianças e o florido desfile da Secretaria de Agricultura.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade