Henrique Amorim
Imperdível! No mês dos 192 anos de Nova Friburgo, o município ganhará um presente e tanto! Pela primeira vez, o filho da terra, Uday Veloso, o conhecido internacionalmente Benito di Paula, se apresentará em sua terra natal com um show de sua turnê atual, Benito di Paula & banda, nos próximos dias 28 e 29, às 20h, e 30, às 19h, no Teatro Municipal de Nova Friburgo, na Praça do Suspiro, junto com seu irmão, o também cantor e compositor que o acompanha nos shows desde 1976, Ney Veloso; o filho Rodrigo e o sobrinho Cauã Veloso.
Os ingressos antecipados já estão à venda na Superpão, Papelote e Majórica Delivery a R$ 60 e R$ 30 (idosos, estudantes e servidores públicos municipais). A promoção é do Grupo de Arte, Movimento e Ação (Gama), com patrocínio da Stam Metalúrgica e apoio de diversas empresas locais. No show, Benito relembrará grandes sucessos, que se tornaram hinos em sua voz e também de grandes intérpretes da música brasileira, como Charlie Brown, Mulher brasileira, Retalhos de cetim, A tonga da mironga do kabuletê, entre tantos outros.
O retorno do nosso Homem da Montanha a Nova Friburgo, desde que rumou para o Rio de Janeiro, nos idos da década de 1940, e depois para São Paulo (onde se radicou e vive até hoje), sem dúvida pode ser considerado um momento histórico. “Benito devia aos seus conterrâneos um show profissional, que terá um sabor especial e valor à altura de sua cidade-berço. Nada melhor para o Benito nessa oportunidade que recordar momentos marcantes de sua infância no bairro Perissê. Para nós será um brinde poder curtir o samba jóia de Benito di Paula em meio a todo o glamour de Nova Friburgo”, prevê o vice-presidente cultural do Gama, Júlio Cézar Seabra Cavalcanti, o Jaburu, um dos mentores desse retorno especial de Benito di Paula, junto com o presidente do Gama, Chico Figueiredo, e o jornalista David Massena.
Jaburu, inclusive, não esconde a empolgação da vinda de Benito ao município serrano, cuja ideia surgiu ano passado, com a solenidade promovida pelo Gama de premiação aos melhores da cultura friburguense com o Troféu Benito di Paula. A honraria foi entregue no dia 28 de novembro, aniversário de Benito e data da instituição do Dia Municipal da Música/Benito di Paula, através de lei municipal do vereador atualmente licenciado Isaque Demani, por sugestão do Gama. Devido ainda ao convite do Gama, Benito di Paula retornou a Nova Friburgo em janeiro, para acertar os detalhes da apresentação que integra as comemorações do aniversário da cidade, e aproveitou para desfrutar durante cinco dias de algumas das muitas belezas locais.
Os integrantes do Gama destacam também que nas últimas quatro décadas de atuação cultural em Nova Friburgo faltava o coroamento de tantas atrações culturais com um show de Benito di Paula em sua cidade natal. “Sem dúvida, poder assistir a um show de gabarito de Benito em Nova Friburgo será um marco na história”, acredita o presidente do Gama, Chico Figueiredo, enumerando grandes atrações com a chancela do grupo, que foram destaques nos palcos da cidade, como Romeu & Julieta, Tarcísio e Glória, Antônio Nóbrega, com Antônio Fagundes, Ballet Stagium, Zizi Possi e os atores Othon Bastos, Paulo Gracindo Júnior, entre outros.
Uma carreira de muito sucesso
Aos 68 anos de idade, Benito di Paula é um autodidata, que se transformou num pianista, cantor e compositor de mão cheia e já coleciona 35 discos gravados e inúmeras turnês internacionais. Sua carreira de sucesso teve como laboratório muitos barzinhos de Nova Friburgo ainda na década de 1960, mas o reconhecimento só começou a dar sinais mesmo no Rio de Janeiro, para onde ele rumou em 1968 e começou a atuar como crooner de boates e casas noturnas. Já nos anos 70, Benito mudou-se para Santos, no litoral paulista, passou a cantar em casas noturnas e mais tarde radicou-se em São Paulo, onde se consagrou numa carreira vencedora ao lançar o samba latinizado, levando o gênero para a elite em plena ditadura militar com seu estilo inconfundível ao piano, trajando casaca e gravata borboleta.
O primeiro disco de Benito foi lançado em 1971, com os grandes sucessos Apesar de você, A tonga da mironga do kabuletê e Azul da cor do mar. Ainda na década de 1970, Benito di Paula ganhou ainda mais fama nacional ao apresentar na TV Tupi o programa musical Brasil Som 75, época em que chegou a disputar o recorde de vendagem de discos com Roberto Carlos. Também nessa fase áurea, Benito fez grande sucesso com apresentações no Japão, México, Argentina e Estados Unidos, com destaque até em Cannes. Nessa época Benito chegou até a ceder uma de suas composições - Quero ver você por perto - para Roberto Carlos gravar. Atualmente Benito continua com agenda cheia. Não poderia ser diferente...
LIVRE (menores de 18 anos deverão estar acompanhados dos pais ou responsáveis legais)
Deixe o seu comentário