A VISITA do governador Sérgio Cabral ontem a Nova Friburgo marcou a participação do governo fluminense no desenvolvimento rural de seus municípios. Além de participar da abertura do II Eco Rural, Cabral atendeu reivindicações dos produtores e fez entrega à Emater local de máquinas e equipamentos, do Programa Estradas da Produção.
ATRAVÉS de financiamento do BNDES, o governo estadual investiu R$ 25 milhões na aquisição de patrulhas mecanizadas com a finalidade de melhorar o escoamento da produção e o deslocamento de pessoas nas estradas vicinais. Isto foi obtido graças à resolução tomada durante o I Congresso Rio Eco Rural realizado em Nova Friburgo no ano passado.
O GOVERNADOR não anunciou, mas sua administração já trabalha na implantação de dezenas de projetos de revitalização dos equipamentos históricos e atrativos turísticos em todas as regiões do estado. Friburgo e outros 13 municípios receberão investimentos de US$ 187 milhões do Programa Nacional de Desenvolvimento do Turismo (Prodetur) considerando os grandes eventos que se aproximam culminando com os Jogos Olímpicos em 2016.
A CIDADE ganhará, com os recursos, a criação de um centro de convenções, a reurbanização de Lumiar e São Pedro da Serra, a implantação do Centro de Atendimento ao Turista e um pórtico. Também serão desenvolvidos projetos para que os turistas possam visitar o Parque Estadual dos Três Picos.
OS BENEFÍCIOS do governo estadual chegam em boa hora e servem para reforçar as vocações econômicas friburguenses, dentre as quais o turismo e a agricultura têm peso considerável. O primeiro como gerador de emprego e renda para pequenos e microempresários; o segundo pela economia de base familiar predominante, que dependem das estradas para escoar a produção e viver.
OS INÚMEROS atrativos turísticos do município apontam para o crescimento sustentável e a fórmula para chegar lá é valorizar a natureza e o respeito ao meio ambiente. Para uma cidade próxima a completar 200 anos de existência, com fortes tradições culturais, belezas naturais e uma população trabalhadora, é o mínimo que se pode desejar.
Deixe o seu comentário