Cultura - 14 de maio.

sexta-feira, 14 de maio de 2010
por Jornal A Voz da Serra

Concerto da Cidade

Orquestra Candido Mendes no Teatro Municipal amanhã

Por Renan Barreto, aluno de Jornalismo da Ucam Niterói

Os eventos de música erudita estão cada vez mais na moda. Seguindo o cenário musical da atualidade, a Orquestra Candido Mendes tem orgulho em se apresentar no Teatro Municipal de Nova Friburgo com o espetáculo Concerto da Cidade, neste dia 15, às 18h. O concerto estará repleto de belas poesias instrumentais, que levam a plateia a demonstrar seus sentimentos de acordo com cada nota tocada. E o melhor: a entrada é franca.

A orquestra é comandada pelo maestro Francisco Fernandes Filho, diretor da Escola Superior de Música, que regerá belas composições de grandes gênios da estirpe de Beethoven, Sammartini e Mozart.

O curso de Licenciatura em Música da Universidade Candido Mendes é o único no interior do estado do Rio de Janeiro registrado e aprovado com excelência pelo Ministério da Educação. Esta excelência é fruto do trabalho excepcional realizado pela equipe responsável pela Escola Superior de Música.

“Somente o trabalho contínuo de um grupo engajado em inserir a música como opção de ensino superior na região foi capaz de levar cultura e formação qualificada aos alunos e boa música ao público”, diz o pró-reitor da Ucam, professor Alexandre Gazé.

Alunos de Lumiar expõem fotos sobre

meio ambiente

Até o próximo dia 21 os estudantes do 2º ano do ensino médio (turma 2002) do Colégio Estadual Carlos Maria Marchon, no distrito de Lumiar, estarão expondo no Espaço Cultural São Pedro da Serra as fotografias produzidas por eles durante o projeto Eco Aulas, coordenado pela professora Julia Natividade.

A mostra retrata a visão dos alunos frente aos contrastes da região, onde a natureza ainda reina, mas já começa a dividir espaço com a degradação ambiental. O Espaço Cultural São Pedro da Serra fica na Rua Rodrigues Alves 237. A entrada é franca.

Forró universitário é atração no 746

O já tradicional projeto Itaipava forró universitário, continua nesta sexta-feira, 14, no 746, a partir das 23h. Com um repertório atualizado, o evento promete lotar a casa com centenas de estudantes que acompanham o forró pé de serra da região. O show ficará por conta do grupo Bandalha, recém-formado por diversos músicos já experientes que prometem não deixar ninguém parado com o melhor do estilo musical. O evento terá ainda cerveja liberada até a meia-noite e meia e uma superpromoção de vodka Smirnoff. As 50 primeiras mulheres não pagam. Mais informações pelo telefone 2523-7465. Realização Prime Eventos. 18 ANOS

1º Cineamor promete

embalar o romance na Região Serrana

Nova Friburgo será palco do mais novo festival de cinema do país, o Cineamor, que promete conquistar definitivamente o coração de todos os brasileiros. Entre os dias 4 e 13 de junho, em meio às comemorações dos dias dos Namorados e de Santo Antônio (o famoso santo casamenteiro), a primeira edição do evento reunirá 40 filmes centrados na temática do amor. Entre eles, 15 produções foram previamente selecionadas para serem exibidas e tiveram seus nomes revelados no site oficial do evento (www.cineamor.com.br).

Os curtas serão exibidos dentro de uma mostra competitiva, que conta ainda com mais três produções inéditas, recentemente selecionadas através de concurso de roteiros e premiadas no valor de R$ 60 mil. A programação também inclui uma mostra não competitiva com 25 longas emblemáticos da cinematografia mundial. A expectativa é de que o evento seja uma rica contribuição para a formação de novas plateias e um incentivo a produtores e cinéfilos para voltarem seus olhares ao gênero romântico.

A lista dos curtas traz produções assinadas por cineastas de todo o país. O Cineamor reforça toda a versatilidade do tema, sendo dividido em diversas categorias: Sexy (o erotismo como manifestação do amor), Clássico (o amor romântico na forma mais idealizada e eventualmente redentora), Clássicos Contemporâneos (as últimas três décadas em alguns de seus mais expressivos filmes de amor), Mix Brasil (o amor sob o olhar da diversidade, curadoria sob a responsabilidade do pioneiro Festival Mix Brasil), Bem Brasileiro (várias leituras do amor a partir do olhar dos nossos cineastas), Romance, Ciúme e Traições (o amor do bem e o que faz sofrer), e Lançamentos (as novidades inéditas do amor nas telas brasileiras).

Segundo a organização do evento, os curtas selecionados formam um painel significativo, que reforça a certeza de que o amor é realmente um tema inesgotável, provocativo e transformador. Os estilos cinematográficos são diversos, dando a oportunidade para o público mergulhar no tema, através de diferentes focos e olhares. A programação completa dos longas será divulgada ainda este mês. O festival promoverá ainda uma programação cultural paralela, com música, poesia e exposições, que promete aquecer e embalar os romances na serra friburguense.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade