Há uma semana Nova Friburgo ganhou um grande presente. Foi inaugurado no hall do teatro do Colégio Anchieta o Memorial Histórico Fides et Scientia (Fé e Ciência), criado com a proposta de preservar a cultura jesuíta. A ideia surgiu em 2006, durante uma exposição pelas comemorações dos 120 anos da instituição, e teve como idealizador o padre Benjamin Gesteira Pino, reitor do colégio há cinco anos.
A solenidade de abertura do memorial contou com a presença do prefeito Heródoto Bento de Mello e de outras autoridades municipais, militares e eclesiásticas. Diretores de escolas, pais e alunos e ex-alunos do Anchieta, além de representantes de entidades de classe e intelectuais, também prestigiaram a inauguração. O provincial dos Jesuítas da região Brasil Central da Companhia de Jesus (responsável pelo Colégio Anchieta), padre Edinardo Serafim de Souza, prestigiou o evento e destacou a importância do memorial para a formação da juventude da região.
A equipe que deu vida ao projeto, formada por Dilva Maria de Moraes (coordenadora geral), Jane Ayrão (coordenadora cultural), Luanda e Luiz Fernando Folly, se prepara agora para dar prosseguimento aos trabalhos de catalogação de outras peças ainda não incluídas na exposição. No memorial foram expostas 280 peças, que vão de imagens sacras a peças raras, como um pedaço de um meteorito encontrado por volta de 1780.
O que vale ressaltar é que toda esta riqueza cultural estará aberta em breve ao público. Segundo a coordenadora geral do memorial, professora Dilva Maria de Moraes, o espaço será aberto à visitação, mas a ida ao colégio deverá ser agendada com antecedência, já que o memorial fica nas dependências do Anchieta. “O memorial tem que ser aberto para o público, mas não se pode deixar de preservar o aluno, por isso as visitas deverão ser programadas”, explicou Dilva, ressaltando que já existe muita procura de escolas e pessoas desejosas em conhecer o memorial.
Ainda esta semana o padre Benjamin Gesteira Pino, reitor do Anchieta, deverá se reunir com os responsáveis pelo memorial para definir quando o espaço estará aberto à visitação.
Deixe o seu comentário