Nova Friburgo é sede, a partir de hoje, do mais importante encontro rural do estado

quinta-feira, 13 de maio de 2010
por Jornal A Voz da Serra

Começa hoje, 13, às 10h, o maior e mais importante congresso estadual voltado à zona rural, o II Rio Eco Rural. Organizado e promovido pela Comissão de Agricultura da Assembleia Legislativa, presidida pelo deputado Rogério Cabral, o evento discutirá por dois dias novas propostas para o desenvolvimento do meio rural fluminense. Segundo a organização, estão confirmadas as presenças do governador Sérgio Cabral, do vice Luiz Fernando Pezão e de diversas outras autoridades, entre deputados, prefeitos e representantes do governo federal.

O deputado Rogério Cabral destacou que, entre outros temas, o seminário discutirá a falta de equipamentos mecânicos para o meio rural, ausência de estradas de acesso às áreas de produção, dificuldade de acesso à educação para jovens que vivem no campo e ainda a criação de políticas de incentivos fiscais para o campo. Também fará parte da agenda uma discussão sobre as dificuldades de escoamento do que é produzido no campo. O evento, que se prolonga até esta sexta-feira, 14, terá na abertura a entrega de máquinas e outros equipamentos para o Programa de Recuperação de Estradas, atividade que o estado assumiu para minimizar os problemas de escoamento da produção agrícola, apontado no I Rio Eco Rural, realizado ano passado, como o principal problema do interior.

“Providenciamos todos os preparativos para repetir o sucesso do primeiro evento, que realizamos ano passado em Nova Friburgo. O seminário será um meio de integração dos produtores rurais, que terão oportunidade de assistir a palestras e ouvir informações que poderão influenciar positivamente no cotidiano de cada um daquele que trabalha no campo”, disse Rogério Cabral.

Programação

Quinta-feira (13/05)

10h – Abertura

14h – Desenvolvimento e Sustentabilidade

Palestrante: Doracy Pessoa Ramos

15h – Diagnóstico da Economia Rural do Rio

Palestrantes: Delton Braga e Edson Lisboa

16h – Silvicultura

Palestrante: José Cláudio Ururahy

17h – Pecuária de Leite

Palestrante: Alberto Figueiredo

18h – Fruticultura

Palestrante: Sérgio Cenci

Sexta-feira (14/05)

9h – Cana-de-Açúcar

Palestrante: Arivaldo Viana

10h – Alimentos orgânicos

Palestrante: Sylvia Waschsner

11h – Olericultura

Palestrante: Leonel Rocha Lima

13h – Avicultura

Palestrante: Nelson Pereira da Silva

14h – Cafeicultura

Palestrante: José Braz Matiello

15h – Pesca

Palestrante: Benito Igreja

16h – Floricultura

Palestrante: Maurício Marques

17h – Pecuária de Corte

Palestrante: Rômulo Spinelli

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade