Esportes - 7 de maio.

sexta-feira, 07 de maio de 2010
por Jornal A Voz da Serra

Secretaria e Farj definem eventos de aniversário de Nova Friburgo

Na tarde de terça-feira, 4, o secretário municipal de Esportes, Frank James Fernandes recebeu uma equipe da Federação de Atletismo do Rio de Janeiro (Farj) e integrantes do secretariado municipal, para discutir a realização dos eventos que serão realizados este mês dentro dos festejos dos 192 anos de Nova Friburgo. Estiveram presentes o coronel Hudson de Aguiar Miranda (secretário municipal de Ordem Urbana), Coronel Claudecir (subsecretário), Carlos Alberto Bayer (representante da Autran), capitão Mattos (11º Batalhão de Polícia Militar), Luz Marina (FARJ), Marcio Mattos (Farj).

O primeiro assunto tratado foi a corrida rústica que acontecerá próximo dia 16, às 16h com percurso de dez quilômetros. A largada será no Teatro Municipal de Nova Friburgo, na Praça do Suspiro e chegada no Centro de Turismo da Praça Dermeval Barbosa Moreira. As inscrições são abertas a todos mediante o pagamento de R$ 20.

Vai acontecer também uma caminhada de 2,5 quilômetros e a corrida das crianças com percurso de 50 metros. Serão oferecidas medalhas a todos os atletas que completarem o percurso e troféus para os três primeiros colocados nas categorias geral masculina e feminina.

A programação oficial está assim dividida:

14 de maio: das 18 às 22h – Teatro Municipal

Seminário de atletismo

15 de maio: das 8 às 11h – Teatro Municipal

workshop sobre miniatletismo

15 de maio: das 14 às 17h – teatro municipal competição infantil para crianças de 9 às 12h

16 de maio: 16h – corrida rústica e caminhada respectivamente de 10 e 2,5 quilômetros e corrida das crianças com 50 e 100 metros de percurso.

Atletas do Miosótis ganham medalhas na Travessia Ilha Trinta Réis

Cinco atletas do Educandário Miosótis estiveram no último fim de semana em Rio das Ostras participando da XIV Travessia Ilha Trinta Réis. Num clima de confraternização e alegria sob o sol forte os alunos foram distribuídos na minitravessia (600 metros) com os seguintes resultados:

Ivan Junior: 5º lugar

João Victor Rocha: 9º lugar

Luis Bayer: 2º lugar

Valdeir Fernandes: 4º lugar

O destaque foi a pequenina Ingrid Barbosa que alcançou o primeiro lugar na travessinha (100 metros)

Educandário Miosótis recebe certificado de empresa treinada para salvar vidas

O Rio Emergências – salvando, ensinando & capacitando – ministrou em sua sede um treinamento de First Aid, CPR and AED (primeiros socorros, reanimação cardiopulmonar e desfibriladores externos automáticos). Na oportunidade, cinco funcionários do Educandário Miosótis foram treinados e submetidos a prova de conhecimentos específicos. Ao final, os professores do parque aquático: Ana Paula Charret, Fabrício Emanoel e Rosana da Motta assim como a coordenadora e professora Fernanda Lack e o professor Raphael Lengruber, receberam suas credenciais internacionais de ECSI (Emergency Care and Safety Institute).

O Educandário Miosótis recebeu o certificado de empresa treinada para salvar vidas. Assim mais uma vez, o Miosótis sai na frente mostrando que educação e prevenção, são fundamentais para o desenvolvimento humano.

Ascof na maratona de São Paulo

Membros da Associação dos Corredores Friburguenses (Ascof) representaram Nova Friburgo na Maratona Internacional de São Paulo, realizada domingo passado, 2. A prova reuniu cerca de 12 mil corredores com estrutura logística considerada fantástica que mobilizou milhares de pessoas no staff. Para se ter ideia do tamanho do evento, somente para transportar os corredores para a largada foram utilizados 500 ônibus. “O evento reuniu três provas, uma de dez quilômetros, outra de 25 quilômetros e a principal, na distância de 42,195 metros onde os friburguenses participaram”, afirmou o professor José Augusto Teodoro

A equipe friburguense superou o calor e a grande ondulação do percurso e todos completaram a prova dentro daquilo que era esperado:

Júlio Cezar Castro (Stam Metalúrgica), 3h41min03seg, 482ª colocação geral e 82ª na categoria 35 a 39 anos

Manoel Nazareno, 3h33min38seg, 252ª geral e 18ª na categoria 55 a 59 anos

Isaias Schuindt Estevo, 3h15min52seg, 186ª geral, 29ª categoria 35 a 39 anos.

O principal destaque da prova foi Mirlene Silva (Amil Calçados/Entrelog) que mesmo não tendo largado no pelotão de elite conquistou a 15ª colocação geral e a 12ª entre as brasileiras. Este resultado valeu para Mirlene a primeira colocação em sua faixa etária – 25 a 29 anos – e o melhor resultado entre as corredoras do estado do Rio de Janeiro. Mirlene completou a prova com o tempo de 3h06min09seg e deixou para trás todas as 310 mulheres que largaram em seu pelotão. A próxima prova da equipe será a Super Maratona e Meia Maratona de Friburgo, no próximo dia 23.

Copa de Olaria: segunda rodada

Amigos 2 x 1 Arsenal, gols de Ricardo Busquet e Victor Thurler para os Amigos e João Gabriel para o Arsenal.

Unidos do Alto 1 x 1 Unidos do Cônego, gols de Maycon Monteiro para o Unidos do Alto e Leir Abreu para o Unidos do Cônego.

Corujão 3 x 1 Portuguesa, gols de Fernando Spitz, Pelé e Cristian para o Corujão e Flavinho para a Portuguesa.

A equipe do Amigos lidera a competição com seis pontos em dois jogos. A próxima rodada será domingo, com

9h30 – Santos x Corujão

11h30 – Juventude x Portuguesa

13h30 – Unidos do Alto x Bela Vista

Origem das copas

O primeiro amistoso internacional de futebol jogado em 1872, entre a Inglaterra e Escócia, num momento em que o esporte era raramente praticado fora da Grã-Bretanha. No fim do século XIX, o futebol começou a ganhar mais adeptos, e por isso se tornou um esporte de demonstração (sem disputa de medalhas) nos Jogos Olímpicos de Verão de 1900, 1904 e 1906, até se tornar uma competição oficial nos Jogos Olímpicos de Verão de 1908. A seleção amadora da Inglaterra foi a campeã nas duas edições.

Em 1914, a Fifa reconheceu o torneio olímpico como uma competição global de futebol amador tomando para si a responsabilidade de organizá-lo. Nas olimpíadas de 1924, houve a primeira disputa de futebol intercontinental, na qual o Uruguai sagrou-se campeão, feito repetido na olimpíada seguinte. Advém destas conquistas, o apelido com que a seleção uruguaia é conhecida até hoje – Celeste Olímpica. Em 28 de maio de 1928, a Fifa decidiu organizar a competição em separado dos Jogos Olímpicos de Verão.

Na sequência das comemorações do centenário da independência do Uruguai, em 1928, aliada às conquistas olímpicas do futebol daquele país, em 1930, tornou-se a sede da 1ª Copa do Mundo de Futebol.

Daí por diante a Copa do Mundo se transformou na segunda maior competição do planeta, perdendo somente para as olimpíadas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade