Eloir Perdigão
O 3º Encontro de Jipeiros Nova Friburgo-Sumidouro foi realizado na manhã de sábado, 1º, com concentração na Via Expressa, em Olaria. O evento teve apoio da Prefeitura de Nova Friburgo, através da Secretaria de Esportes, que, inclusive, manteve um estande do Projeto Acerte o Passo, para aferição da pressão arterial não só dos jipeiros como também de qualquer pessoa interessada. O prefeito Heródoto Bento de Mello prestigiou o encontro e também aferiu sua pressão arterial. Depois ficou apreciando os vários modelos de jipes e até discursou para a “galera”, como ele saudou os presentes.
O encontro tinha jipes antigos, bem simples, e mais novos, sofisticados, automáticos, com vidros elétricos, ar condicionado e todo conforto. Jipes limpinhos e sujos de lama. E também apareceram muitas caminhonetes, uma rural, um fusca baja e até um chevette, todo adaptado, alto, com grandes rodas, que acabou chamando a atenção. Cerca de cem veículos participaram do evento.
Antes da saída, um dos organizadores avisou aos jipeiros, pelo sistema de som, que não se tratava de corrida, e sim um passeio; e que não bebessem e deixassem isto para o final, na confraternização. O prefeito Heródoto Bento de Mello falou aos jipeiros que se sentia satisfeito por ver que eles abriam os festejos pelos 192 anos de Nova Friburgo, fazendo uma saudação especial a todos que vieram de fora. Quinze motociclistas se integraram ao evento, participando da organização, ajudando a abrir porteiras e dando apoio durante o percurso.
APOIO E TURISMO
O secretário municipal de esportes, Frank James Fernandes, falou do apoio dado a todos os esportes pela Prefeitura de Nova Friburgo, como os jipeiros, “que fazem um trabalho sensacional”. A Secretaria de Esportes cuidou da documentação, autorização da Autran, Batalhão de Polícia Rodoviária e Polícia Militar e sinalização das vias. Em tom de brincadeira, Frank classificou os jipeiros de “malucos”: “Eu ontem estava em casa preocupado com chuva e eles torcendo para chover, porque jipeiro sem chuva não faz um evento bonito”, disse.
Para o prefeito Heródoto o encontro era uma atividade esportiva bonita e importante por atrair turistas para a cidade. Relembrou que um dos primeiros carros que ele andou em Nova Friburgo foi num jipe do saudoso prefeito César Guinle. E sente saudades do tempo do jipe, rememorado hoje por tantos jovens, com grande congraçamento.
Márcio José Porto Soares, um dos organizadores, disse que neste terceiro encontro os jipeiros seguiram pela mesma trilha dos dois anteriores. O primeiro surgiu da amizade que fez com uma turma do Rio de Janeiro em Penedo, recebendo-os como retribuição. Na ocasião, também vieram jipeiros de Macaé e outros lugares. E a cada ano chegam mais participantes. Este foi o primeiro com apoio da Prefeitura de Nova Friburgo.
É intenção dos organizadores promover o encontro de jipeiros entre Nova Friburgo e Sumidouro sempre em maio. “É uma brincadeira muito boa, novas amizades, a turma é excelente e está crescendo a cada evento”, salienta. Além da Prefeitura, o encontro contou com ajuda dos Loko Lamas, de Niterói, e Jipeiros do Petróleo, de Macaé. Também participaram jipeiros do Rio de Janeiro, Petrópolis, Sumidouro, Bom Jardim, Cordeiro, Cantagalo, Itaocara, Rio das Ostras, entre outras cidades.
JIPEIROS DE PRIMEIRA VIAGEM E VETERANOS
Entre os jipeiros havia os que participavam pela primeira vez e os que sempre estavam nesse tipo de evento. Felipe Augusto de Oliveira Nicolau, de 30 anos, técnico em implantes dentários, estava lá pela primeira vez. Interessou-se pelo encontro porque sempre gostou de jipe, desde criança. E acabou trocando o jipe de brincadeira por um de verdade. Soube do evento pela internet e já que tinha o jipe decidiu participar junto com um amigo.
Vanderlei Belo Murizini (Toquinho), de 36 anos, de Sumidouro, curte jipes há mais de dez anos. Para ele é uma terapia. Sempre de carona com os amigos, está sempre fazendo amizades, conhecendo lugares de grande beleza e ajuda na organização do encontro desde a primeira versão. Mostra-se satisfeito com o roteiro para Sumidouro. “A prova de que a trilha é boa é o número cada vez mais crescente de participantes e amizades”, frisa.
E como ninguém é de ferro, o encontro terminou num grande churrasco em Sumidouro. Tudo sobre o encontro e outros detalhes sobre as aventuras dos jipeiros podem ser encontrados nos sites www.offriburgo.com.br e www.4x4brasil.com.br.
Ciclistas do 5° Mountain Cup animam
a praça na manhã de domingo
Eloir Perdigão
A bela manhã de sol de domingo, 2, ganhou um colorido todo especial com os 230 ciclistas que participaram do 5º Mountain Cup. Eles se concentraram na Praça Dermeval Barbosa Moreira, de onde saíram como num passeio ciclístico até a Fábrica Ypu, onde o cronômetro foi acionado para a prova. A partida foi dada pelo prefeito Heródoto Bento de Mello, que fez uma saudação aos ciclistas e soprou um apito para o início.
Antes da largada, o organizador Orlando Miele Filho explicou aos participantes, pelo sistema de som, os detalhes básicos da prova, como a primeira largada, simbólica, na praça, a ida até a Fábrica Ypu, onde haveria a segunda largada para a prova propriamente dita. Dali os ciclistas passaram por lugares de grande beleza natural, como Macaé de Cima, Stucky, Colonial 61, Toledo, Fazenda Bela Vista, retornando ao Centro para a premiação. Orlando alertou para os trechos mais perigosos do percurso e a estrutura de apoio montada. E foi enfático ao lembrar o compromisso com o meio ambiente, chamando a atenção dos ciclistas para descartar as garrafas de água nos pontos previstos, a fim de não deixarem lixo pelo caminho. O Tiro de Guerra, instituição do Exército Brasileiro, integrava-se ao apoio do evento, com 40 homens pelo percurso.
O prefeito Heródoto Bento de Mello e o secretário de esportes, Frank James Fernandes, que no dia anterior estiveram na saída do encontro de jipeiros, falaram à reportagem sobre o apoio também àquela prova ciclística. Frank lembrou novamente o apoio dado pela Prefeitura quanto à legalização da prova, som, trânsito – através da Autran –, ambulância, entre outros detalhes. Já Heródoto mandou um recado aos motoristas, frisando que os ciclistas têm os mesmos direitos de usar as ruas que eles. E lembrou que quando começou a trabalhar ia ao Cônego de bicicleta.
O evento deu provas de muito boa organização, com os ciclistas de todo o estado do Rio de Janeiro e do Brasil devidamente uniformizados, equipados, identificados e com todo apoio. A saída da praça foi uma festa, já que familiares, amigos e admiradores do esporte se juntaram para ver, filmar e fotografar. Quando o prefeito trilou o apito todos pedalaram, conduzindo suas bicicletas num grande comboio que atravessou a Avenida Alberto Braune em direção ao Bairro Ypu.
Projeto Solução é campeão carioca
O Projeto Solução foi bicampeão carioca de judô, categoria agremiações do interior do Rio de Janeiro, e smile, realizado no último fim de semana na Vila Militar de Deodoro, Rio de Janeiro. Mais uma vez os fribuguenses mostraram suas excelentes atuações com a força dos judocas da cidade e conquistaram 23 medalhas, sendo sete de ouro, seis de prata e dez de bronze. Confirmando favoritismo, Guilherme Cordeiro venceu sem grandes dificuldades todos os seus confrontos na classe sub-20, tornando-se campeão entre os atletas da categoria de 81 quilos, porém, não classificou na classe sênior.
Coube ao atleta Flávio Alessandro Vianna, patrocinado pela Caminhos Dourados, a melhor performance da competição ao vencer a classe sub-20 e se sagrar vice-campeão na classe sênior. Ainda na classe denominada alto rendimento a campeã foi Thaís Targueta Hespanha Matt, sub-13 com 38 quilos.
Nas classes infantis confirmaram o favoritismo Wellington Silva de Azevedo e Matheus Erick Cleiton Gomes Tranhago, ambos campeões na classe dez anos. As favoritas e campeãs regionais brasileiras Christina Queiroz Amaral Duarte e Ana Clara Moreira de Pessôa, mantiveram o Projeto Solução dentre as agremiações que mais somaram pontos do interior. Foi muito importante nesta competição o apoio da Stam Metalúrgica, CCM Sports, Conseg, Caprilat, Padaria Superpão e Adis. A classificação individual foi:
Classificação por agremiações:
1 º - Jequiá Iate Clube
2 º - Instituto Reação
3 º - Universidade Castelo Branco
4 º - Sei Kan Ren
5 º - Flamengo
6 º - APA
7 º - AJCZO
8 º - Projeto Solução
Atleta Classificação
Erick Gomes Cleiton Tranhago campeão
Flávio Alessandro Vianna Feu campeão junior
Guilherme Ferreira Cordeiro campeão
João Victor Schott Vogas da Silva campeão
Roger Andrade Catelani campeão
Thaís Targueta Hespanha Matt campeã
Welliton Silva de Azevedo Matheus campeão
Artur Miller Ieker 2 º lugar
Flávio Alessandro Vianna Feu 2 º lugar sênior
Hiago Lima Lunardi 2 º lugar
Lucas Amaral Bernardo da Silva 2 º lugar
Lucas de Carvalho Silva Gomes 2 º lugar
Thainá Silva Debossan 2 º lugar
Augusto Neves Rosa 3 º lugar juvenil
Augusto Neves Rosa 3 º lugar sênior
Emanuelle Pereira Oliveira 3 º lugar
Johny Teixeira de Carvalho 3 º lugar
Nelson Gonçalves Ventura Filho 3 º lugar
Pedro Vinicius Paixão da Rocha 3 º lugar
Rayssa Novaes Xavier 3 º lugar
Sheurie dos Santos Abreu 3 º lugar
Thales Frederico Targueta Matt 3 º lugar
Wallace Santos Gonçalves 3 º lugar
Lançamento dos Jogos Jurídicos
será dia 13 de maio
Os Jogos Jurídicos Universitários vão acontecer em junho no período de 3 a 6 daquele mês em Nova Friburgo e terá as seguintes modalidades: futsal, basquete, vôlei, handebol, tênis, futebol de campo, tênis de mesa, judô, atletismo, natação e xadrez. É o maior torneio universitário do estado do Rio de Janeiro. Os Jogos Jurídicos reúnem as principais universidades de direito do estado. Os estudantes de direito das universidades sediadas em Nova Friburgo (Ucam e Unesa) também poderão participar.
Além das disputas nos ginásios municipais de Conselheiro Paulino e Olaria, complexos esportivos do Sesi e Friburguense, as noites serão reservadas à diversão de universitários, friburguenses e turistas, com a promoção de festas de confraternização, reunindo aproximadamente cinco mil pessoas. O evento de pré-lançamento, ocorrerá dia 13 de maio na Chopperia Mais 1, a partir das 20h
Guga defende time de Zico
Tricampeão troca raquete
por chuteira para participar
de ação beneficente
Gustavo Kuerten participou recentemente de uma partida em prol das vítimas do terremoto do Haiti, em Florianópolis-SC. Mas, dessa vez o ex-número um do mundo no tênis trocou a raquete pelas chuteiras para defender uma causa filantrópica. O evento organizado por Zico e Falcão, do futsal, levou à Ressacada, sede do Avaí, trinta jogadores brasileiros reconhecidos como craques. Em campo, como lateral, Guga defendeu o time dos Amigos do Zico e fez a torcida vibrar durante as trocas de passes com o artilheiro da noite, Romário: autor de quatro gols.
“A causa é beneficente, mas eu acho que o maior beneficiado sou eu”, declarou Guga justificando que gostou muito de participar do amistoso. “Esses jogadores eram meus ídolos quando eu era criança. Com certeza, a admiração por eles me motivou a me tornar um atleta”, lembrou o tricampeão de Roland Garros.
Estádios ainda sem sinal de obras
Dois anos e meio depois do anúncio do Brasil como sede da Copa 2014 e quase um ano após a escolha das doze cidades-sede, ainda há estádios sem projetos ou licitações. O prazo final da Fifa terminou ontem, 3, e a pergunta que se faz é: quais cidades serão cortadas do Mundial? Afinal o dinheiro é público?
No Paraná, governo estuda formas de bancar as obras na Arena da Baixada, do Atlético Paranaense. Já o governo mineiro abriu consulta pública para o projeto de concessão administrativa do estádio Mineirão. Nos outros estados que serão as possíveis sedes do mundial, nada foi feito até agora.
Participe do maior evento de caminhada da América do Sul – Os Passos de Anchieta – que refaz o caminho de Vitória ao município de Anchieta em um total de 100 quilômetros percorridos em quatro dias. Cerca de quatro mil pessoas de várias idades e de ambos os sexos encontram nesse evento um grande desafio em meio as belezas naturais do litoral capixaba.
O projeto Ecoturismo Êxito pelo terceiro ano consecutivo, vai proporcionar a ida de mais um grupo que aprecia a prática de caminhada a um maravilhoso evento que reúne a caminhada esportiva, peregrinação e o turismo realizado de maneira diferenciada. “0 percurso é comparado ao caminho de Santiago da Compostela e os participantes têm uma verdadeira experiência espiritual. Às vezes o destino é a própria viagem!”, afirmam os coordenadores do evento.
Falando Sério
A hora da virada
Após a partida contra o Corinthians pela Copa Libertadores semana passada no Maracanã, quando o Flamengo venceu por 1 x 0 num gol de pênalti de Adriano a torcida rubro negra já saiu comemorando a classificação para a segunda fase. No dia seguinte, dezenas de flamenguistas já davam como certa a passagem do time da Gávea para a outra fase.
Sábado passado, 1º, a Fazendinha recebeu mais de três mil pessoas para o treino do Corinthians e cobrou resultados e muita raça na segunda partida nesta quarta no Pacaembu. Isso seria a hora da virada do Corinthians?
Como os flamenguistas não aprendem, é preciso ficar atento porque ninguém ainda ganhou nada, o time paulista não é uma equipe qualquer, tem jogadores de qualidade da mesma forma que o Flamengo, mas são dois jogos de 90 minutos e acabou apenas o primeiro tempo.
Deixe o seu comentário