Em comemoração a mais um aniversário, a Igreja Luterana em Nova Friburgo, que novamente tem a frente o pastor Armindo Müller promove neste domingo, 1º, às 19h30, um concerto de órgãos de tubos (o único ainda existente na região), além de duetos de órgão e violino e o coral da comunidade. Todas as atividades serão realizadas no Templo Luterano, no Paissandu. A entrada é franca.
A igreja foi fundada em 3 de maio de 1824 com a vinda de 342 imigrantes alemães, todos de origem luterana, que vieram acompanhados pelo pastor Friedrich Oswald Sauerbronn, que esteve a frente da igreja por mais de 40 anos. Inicialmente a sua sede se localizava na praça Marcílio Dias e, em 1952, foi construído o atual templo, na Rua Galdino do Valle Filho, 1.
A instituição é pioneira entre as comunidade evangélica luterana da América Latina. Em frente ao seu templo, encontra-se o busto do reformador Martin Luther, o primeiro construído em território nacional. Destaca-se ainda o Memorial Luterano, que preserva artigos, objetos e documentos, além de livros com registros de batismos, casamentos e óbitos, desde a sua data de fundação, em uma época onde não existiam os cartórios.
Os cultos são realizados aos domingos, às 10h30 e, duas vezes por mês, eles acontecem em língua alemã. Atualmente, a Igreja Luterana tem como presidente Nádia Maria Figueiredo Athayde e o restante do presbitério é composto por Maurício de Souza Guimarães, Dirce Saldanha, Aureo Luiz de Azevedo Goes, Isis Lúcia Figueiredo Athayde, Sinésio Schwenck, Marina Müller e Karin Ruppelt.
Deixe o seu comentário