Reverência especial a São Jorge

terça-feira, 27 de abril de 2010
por Jornal A Voz da Serra
Reverência especial a São Jorge
Reverência especial a São Jorge

José Duarte

A única comemoração oficial realizada na última sexta-feira, 23, feriado estadual de São Jorge foi a cavalgada de São Jorge organizada por Julio do Cavalo. O evento já tradicional e incluso nas atividades turísticas da cidade reuniu cavaleiros de todo o estado do Rio de Janeiro com uma concentração que começou às 10h no Curral do Sol e percurso até o centro da cidade indo até a rua Leuenroth e com retorno pelas avenidas Comte Bittencourt, Euterpe Friburguense e Engenheiro Hans Gaizer para o local de partida, onde depois um houve um churrasco de confraternização.

Uma festa bonita com cavaleiros de vários pontos do estado do Rio que vieram participar desse ato de louvor a um dos santos mais populares no Rio de Janeiro. E o fato de percorrer toda a cidade é uma certeza que São Jorge é um santo querido, prova disso, foi a presença de dezenas de pessoas nas janelas dos edifícios, portas de casas comerciais e calçadas principalmente na Avenida Alberto Braune.

Agora, para o ano que vem e até mesmo a Cavalgada de Nossa Senhora Aparecida, em outubro, alguns pequenos detalhes precisam ser vistos com mais atenção, o primeiro deles diz respeito às fezes dos cavalos que sujam as ruas da cidade durante o trajeto. Os organizadores deveriam seguir o exemplo de Petrópolis e exigir que os cavaleiros colocassem fraldas nos animais.

Outro detalhe que precisaria ser revisto é a presença de alguns cavaleiros portando latas e garrafas de bebida alcoólica durante o trajeto. Bebida não combina com religião e mesmo sendo uma atividade turística é também religiosa porque na frente de tudo está a imagem de um santo da Igreja Católica.

É interessante também que nas próximas oportunidades os organizadores pensem na realização de uma missa para encerrar a cavalgada, para que através da Eucaristia todos possam receber a benção de Deus.

No mais, tudo foi muito bem organizado e a Cavalgada de São Jorge pode mostrar um ato de alegria, descontração e fé, evidenciando a todos, especialmente o comercio local, que tratava-se de um feriado santificado, oportunidade que todos temos de fazer nossos pedidos a São Jorge.

TAGS: