Está em execução pela Secretaria Municipal de Cultura o programa para a comemoração pelo Dia Estadual e Nacional do Choro (próxima sexta-feira, 23), na Oficina-Escola de Artes, na Praça Getúlio Vargas, nº 71, Centro, onde também são feitas as inscrições. Diversas atividades e oficinas gratuitas estão sendo desenvolvidas até o próximo sábado, 24. Através do Disque Cultura: 2533-1144, 2521-1558 e 2522-9966, os interessados podem conseguir mais informações sobre as oficinas.
O tema Nascimento de Pixinguinha e Dia Nacional do Choro será abordado durante toda a programação. Na última segunda-feira, 19, foi realizada uma oficina de pandeiro e na terça-feira, 20, a programação contou com percussão aplicada ao choro. As aulas são gratuitas, com instrumentos como pandeiro, surdo, tam-tam e tamborim. As vagas são limitadas.
Para quem gosta de cinema um documentário sobre o choro como música formadora da identidade popular brasileira será exibido dentro da programação do Cine-Mais, promovido pela Oficina-Escola de Artes às 19h desta quarta-feira, 21. Na quinta-feira, 22, às 10h é a vez do projeto Chorando na escadaria, na Casa da Cultura (antigo fórum) com uma mostra de músicas em homenagem aos chorões brasileiros: Joaquim Callado, Anacleto de Medeiros, Chiquinha Gonzaga, Ernesto de Nazaré, Patápio Silva e outros da atualidade.
Na sexta-feira, 23, às 17h, será a vez do Chorando na rua, com apresentação de um quarteto de cavaquinhos do Ponto de Cultura de Olaria. O projeto acontecerá na Avenida Alberto Braune. A última atividade prevista está por conta da Banda Sinfônica Euterpe Friburguense que fará uma homenagem a Pixinguinha, dentro do projeto Banda na Praça. O Chorando na praça acontecerá às 18h e prevê ainda uma apresentação de dança de salão com os estilos choro, polca e maxixe.
Deixe o seu comentário