Entre os 27 projetos de lei de autoria do vereador Marcos Medeiros (PTB) em tramitação na Câmara, vários têm como foco o meio ambiente. Entre eles, destaca-se sua proposta de lei sobre o sistema de reciclagem de água da chuva para utilização não potável em condomínios, clubes, entidades e demais imóveis industriais e residenciais de Nova Friburgo. Segundo ele, o projeto consiste na instalação de reservatórios para a capatação das águas pluviais a serem reutilizadas.
“Meu objetivo é reduzir o consumo de água potável onde não é necessário, como a irrigação de jardins, a lavagem de veículos e as descargas dos vasos sanitários. É preciso incentivar a conservação da água e ter uma postura ativa perante os problemas ambientais do município”, justificou.
Ainda segundo Marcos Medeiros, o projeto sugere a instalação de um sistema para conduzir a água da chuva captada nos telhados até o reservatório. O excesso de água contida no reservatório deve infiltrar-se no solo, podendo ser despejada na rede pública de drenagem ou mesmo ser conduzida para outro reservatório.
“Também podemos firmar convênios com entidades sem fins lucrativos para desenvolver o projeto, oferecendo assessoria técnica, cursos e treinamentos”, acrescentou.
Deixe o seu comentário