Sanfoneiros da Serra é a mais nova atração do calendário oficial de nova Friburgo

quarta-feira, 14 de abril de 2010
por Jornal A Voz da Serra

Manter viva a tradição dos sanfoneiros que, antigamente, animavam as quermesses, festas e forrós em Lumiar e São Pedro da Serra. Este é o objetivo maior do projeto Sanfoneiros da Serra, que teve mais um encontro musical no último sábado, 10, na Praça Carlos Maria Marchon, em Lumiar. Nem mesmo a chuva que caiu no início da noite, nem o frio, tiraram o brilho do evento que foi marcado pela emoção e o anúncio de que, agora, ele também é parte do calendário oficial de Nova Friburgo.

O encontro dos Sanfoneiros da Serra acontece sempre no segundo sábado de cada mês, reunindo antigos e jovens músicos da região do 5º e 7º distritos que saem tocando e cantando pelas ruas da vila até o coreto. O movimento surgiu de forma espontânea na comunidade há dois anos e no mês passado ganhou o reconhecimento do governo municipal que, além de incluí-lo no calendário turístico-cultural da cidade, também passou a apoiar a iniciativa com a sonorização.

Vale destacar que esta foi a segunda vez que o grupo se apresentou com o equipamento cedido pela Prefeitura, o que melhorou muito a qualidade do som e do espetáculo que o prefeito Heródoto Bento de Mello, acompanhado do secretário de Cultura, Roosevelt Concy, fez questão de conferir. Bastante empolgado, Heródoto até arriscou uns passou e dançou um pouco de forró na praça, antes de ser convidado ao palco pelo presidente da Sociedade Musical Euterpe Lumiarense (Smel), Manoel Antônio Spitz Sodré.

Homenagem

O projeto dos Sanfoneiros da Serra foi abraçado pela diretoria da Euterpe Lumiarense dentro do seu trabalho de resgate sociocultural e de revitalização da banda centenária. Na oportunidade, a sua diretoria rendeu uma singela e justa homenagem a um dos sanfoneiros mais antigos, seu Paulino José Schualwb, ou simplesmente Zé Schualwb. Pessoa das mais conhecidas, queridas, carismáticas e emblemáticas de Lumiar e São Pedro da Serra, não pôde estar presente ao encontro por problemas de saúde, mas foi devidamente representando por seus filhos Ana Maria, Gilmar e José Carlos da Costa, além da única irmã, Dionéria Schualwb, e do padre Jeferson Nóbrega.

“Seu José Schualwb representa a força da cultura local. Se estivesse aqui hoje, certamente diria: ‘Gente, muita alegria. Enquanto vivermos, vamos ter alegria’”, lembrou a diretora executiva da Smel, Sandra Castro, que conduziu a homenagem. Os familiares de seu Schualwb receberam das mãos do prefeito um quadro com uma foto dele tirada durante a exibição de um filme na sede na banda por ocasião da visita dos suíços a Nova Friburgo. “Neste filme, seu Schualwb faz um relato sobre Lumiar e, no instante em que ele se viu, tirou o chapeuzinho de marinheiro e saudou a ele mesmo. Esta foto registra esse belo momento”, acrescentou.

Em sua fala, Heródoto disse ser uma honra entregar à família de seu amigo a lembrança ofertada pela Euterpe Lumiarense. “O Schualwb está sempre presente em todas as solenidades. Ele, com aquele chapéu característico, é um personagem de Nova Friburgo. Sem dúvida, um homem formidável. Desejo que ele se recupere rapidamente”. Em nome do homenageado, usou a palavra seu filho, José Carlos, que estava visivelmente emocionado. “É para nós uma grande satisfação saber que tanta gente se preocupa e pergunta por ele, que mandou um recado de lá: ‘não deixem parar que breve, breve, após a minha recuperação, eu vou estar de volta’”.

Cultura & Turismo

Presente ao evento, o secretário de Cultura, Roosevelt Concy, falou do apoio do governo municipal ao movimento dos Sanfoneiros da Serra. “Temos por objetivo dar as condições para que movimentos de base, de raiz como este, possam ter continuidade. Vamos buscar identificar, claro que dentro de uma parceria e sem querer descaracterizá-lo, quais são suas necessidades para que possamos estar avançando no sentido de atendê-las. Inclusive, já convidamos o grupo para se apresentar nos festejos juninos no distrito sede. Com isso, acreditamos que também estamos dando aos sanfoneiros uma motivação maior”, disse.

O secretário de Turismo, Nauro Grehs, que estava fora da cidade divulgando Nova Friburgo numa feira do setor, chegou atrasado ao encontro, mas trouxe uma boa notícia. “O importante para nós é mostrarmos aos turistas as nossas raízes, a nossa cultura. Agora mesmo vamos levar os Sanfoneiros da Serra para o salão estadual que acontece dia 23 em Paraty, mostrando para todo o trade que temos aqui mais este produto turístico”, afirmou, acrescentando ainda que é a primeira vez que o município participa deste evento com estande próprio.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade