Acontece neste fim de semana em Lumiar mais um encontro dos Sanfoneiros da Serra. O evento, tradicionalmente realizado no segundo sábado de cada mês, às 19h, reúne antigos músicos da localidade que percorrem as ruas vila com sua música, encerrando a apresentação no coreto da Praça Carlos Maria Marchon. A concentração e saída é na sede da Sociedade Musical Euterpe Lumiarense, que abraçou o projeto como parte do trabalho de resgate sociocultural do 5º e também do 7º distrito (São Pedro da Serra) de Nova Friburgo que vem sendo desenvolvido pela entidade.
O grupo Sanfoneiros da Serra é um movimento que surgiu há dois anos de forma espontânea na comunidade de Lumiar, com o objetivo de manter viva a tradição dos sanfoneiros que, antigamente, animavam as quermesses, festas e os forrós na região. Com o tempo, o evento foi ganhando importância, ao ponto de ter sido reconhecido este ano pela secretarias municipais de Cultura e Turismo, que não só o incluíram no calendário oficial da cidade como também estão apoiando a iniciativa com a sonorização – o que deixou os sanfoneiros radiantes e elevou a qualidade do espetáculo, que é gratuito e imperdível.
Para esta apresentação, a segunda depois que o movimento passou a contar com o apoio do governo municipal, estão sendo aguardadas as presenças de diversas autoridades e convidados especiais. Como sempre, a comunidade também deve prestigiar o evento, que a cada edição atrai também um público maior, principalmente de turistas que movimentam Lumiar e São Pedro da Serra nos fins de semana, em busca de suas belezas naturais, tranquilidade e intensa vida cultural, dada a quantidade de artistas, das mais variadas manifestações, que escolheram a localidade para viver e trabalhar.
Em apoio
O trabalho social e de revitalização de sua centenária banda de música desenvolvido pela Sociedade Musical Euterpe Lumiarense conseguiu o apoio de um dos maiores violonistas clássicos da atualidade, o músico Turíbio Santos, que estará em Lumiar no fim de semana de 16 a 18 de abril para um show exclusivo no sábado, 17, que acontecerá na sede da Ação Rural de Lumiar, em benefício da Euterpe Lumiarense, a partir das 20 horas. Para os amantes da boa música, esse é mais um evento imperdível que promete ser um marco cultural na região.
Deixe o seu comentário