Eloir Perdigão
“Vamos mudar”. Com um misto de expectativa, alegria e uma boa dose de nostalgia, a titular da Coordenadoria Regional de Educação Serrana II, professora Valéria Gomes, anunciou a volta do órgão e do Centro de Estudos Supletivos (CES) – ambos do governo estadual –, para a sede, totalmente reconstruída (por ter apresentado problemas estruturais), na Praça Dermeval Barbosa Moreira 15, fundos, ao lado do Instituto de Educação de Nova Friburgo (Ienf), no Centro, depois de funcionar por mais de três anos no Ciep Licínio Teixeira, na Via Expressa, em Olaria. Valéria afirma que durante esse tempo foi construída uma relação de respeito e admiração “pela comunidade generosa do bairro de Olaria”. A data da mudança da Coordenadoria e do CES ainda será definida, já estando certo que será neste próximo mês de abril.
Segundo Valéria, a nova sede ficou bonita e bem espaçosa. No térreo funcionará o CES, responsável pelo atendimento àqueles cidadãos que, pelos mais diferentes motivos, não tiveram oportunidade de concluir seus estudos. No primeiro andar funcionará a Coordenadoria Regional, com amplas salas, onde trabalharão equipes técnicas da gerência de ensino, gerência de administração e assessoria de acompanhamento e avaliação, responsáveis pela implementação de todas as diretrizes pedagógico-administrativas emanadas da Secretaria Estadual de Educação e que são executadas pela comunidade escolar das 46 escolas dos cinco municípios que compõem a Serra II – Nova Friburgo, Bom Jardim, Duas Barras, Carmo e Sumidouro. No segundo andar do novo prédio passa a funcionar um amplo auditório com os mais novos e atuais artefatos tecnológicos doados pelo CES, e uma confortável sala para a biblioteca, com equipamentos de multimídia, onde serão realizadas as formações continuadas para os professores.
Valéria, nostálgica, alega que sentirá muita falta do Ciep Licínio Teixeira, em sua opinião um lindo espaço, situado numa colina da Via Expressa, cercado de vegetação. “Nós vamos sentir falta do frescor da manhã, do visual esplendoroso da Igreja de São Roque, com seus vitrais coloridos, da imagem marcante dos morros cobertos de casas e das exuberantes montanhas que circundam o bairro”, comenta ela, acrescentando que este cenário fica ainda mais bonito na lua cheia.
Porém, a felicidade de Valéria e sua equipe pela mudança se deve à realização de um antigo sonho, conquistado através do empenho incansável e da persistência obstinada de uma infinidade de pessoas ligadas ao governo do estado do Rio, à Secretaria Estadual de Educação, ao CES de Nova Friburgo e à própria Coordenadoria Regional Serrana II, aos quais a coordenadora faz um sincero agradecimento.
Deixe o seu comentário