Evento destacou a importância do turismo para Nova Friburgo

sexta-feira, 02 de abril de 2010
por Jornal A Voz da Serra

Eloir Perdigão

O Secretaria Municipal de Turismo realizou terça-feira, 30 de março, na Usina Cultural Energisa, um evento visando à sensibilização para o turismo da comunidade friburguense, com duas palestras, pela manhã, Os rumos do turismo para Nova Friburgo, e à noite, A importância do turismo para a cidade, ambas com o consultor do Sebrae, Jarbas Modesto. O secretário de Turismo, Nauro Grehs, gostou da participação do pessoal ligado ao setor pela manhã e dos estudantes à noite. Falou da sensibilização dos friburguenses para a questão do turismo, informando que ainda não tem a resposta da pesquisa feita sobre a pretensão de Nova Friburgo ser cidade indutora de turismo, embora esteja muito esperançoso numa resposta positiva, e agradeceu a todos que participaram da pesquisa.

Durante as palestras a equipe da secretaria distribuiu a cartilha do turismo, contendo orientações e informações acerca do roteiro cultural, incluindo o patrimônio histórico e gastronomia; circuitos turísticos, compras, artesanato, ecoturismo e aventura. Também foi distribuído folder do arranjo produtivo local de entretenimento e turismo de Mury, Lumiar e São Pedro da Serra, o APL da Serra, contendo o calendário de eventos de 2010; e outro folder do Nova Friburgo Convention & Visitors Bureau, que mostra a lista de hotelaria, restaurante, bistrô, delicatessen, cafeteria, confeitaria, onde comprar, agências de viagens e eventos, circuitos, atrativos, parques, empresas, entidades, concessionárias, prestadores de serviços e profissionais de turismo.

Nauro Grehs comentou que a sensibilização continuará, com o propósito de mostrar para a população a importância do turismo para Nova Friburgo. Ele citou a boa participação do pessoal do trade turístico friburguense durante o evento de sensibilização, porém preferiu dar ênfase à participação dos alunos, a maioria do Cefet, que merecerão atenção especial quanto à sensibilização para o turismo. É pensamento seu trabalhar as escolas e principalmente as crianças com relação ao turismo.

O secretário enfatiza que o turismo traz dinheiro novo, melhora a cidade, pois a cidade só será boa para o turista se for boa para o morador. E cita o exemplo de uma obra de saneamento básico, que pode ser uma necessidade do turismo e que vai melhorar a qualidade de vida da população. “É isso que nós queremos mostrar. Mas não será só num evento, vamos mostrar com atitudes, em vários eventos, nas escolas, mostrando para as crianças para que elas cresçam com essa ideia, mostrando estatísticas, o que acontece com outras cidades. O turismo tem que ser planejado, tem que manter a cidade ocupada e trazendo sempre dinheiro novo”.

Segundo Nauro, os turistas serão atraídos a Nova Friburgo com muito trabalho, tornando a cidade agradável, com um calendário de eventos, o site do turismo e preparando a cidade para receber bem os turistas. Um dos focos principais serão os turistas cariocas.

Nauro anunciou que no final de abril estará participando do Fórum Estadual de Turismo, no Rio, quando, pela primeira vez, haverá um estande exclusivo de Nova Friburgo, mostrando seus produtos turísticos, muitos deles desconhecidos da própria população. “O importante no turismo é que a população compre essa ideia, a população é que tem que dizer para o turista que a cidade é legal, que indique as cachoeiras, os hotéis, os restaurantes. É importante que a população esteja ao nosso lado. Turismo não é feito só pelos hoteleiros, só pelos restaurantes, é feito por toda a população”, garante.

Vendo os alunos do Cefet e outros jovens interessados, Nauro disse que quer os jovens participando junto com a secretaria e gostaria de ter mais formadores de opinião junto à sociedade. “Nós temos que aprender a trazer o turista e saber que ele não atrapalha, pois ele está trazendo dinheiro novo para a cidade. Isso que é importante sabermos. Ele não vem só para engarrafar nossas ruas. Então vamos nos preparar para recebê-lo”, conclama.

O secretário falou de sua expectativa quanto a Nova Friburgo virar cidade indutora do turismo. Se isto se confirmar, a cidade poderá conquistar verbas estaduais, nacionais e internacionais para melhorias. Ele comenta que todas as cidades que já são indutoras do turismo tiveram ganho de qualidade de vida, beneficiando a população. “É por isso que a população tem que entender que vai ter sua vida melhorada, o município vai melhorar e por isso tem que receber melhor o turista”, finalizou Nauro.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade