Moradores do Sítio São Luís fazem manifesto contra maus-tratos aos animais

quinta-feira, 01 de abril de 2010
por Jornal A Voz da Serra

Bruno Pedretti

A comunidade do Sítio São Luís convocou a população no último domingo, 28, para protestar contra maus-tratos a animais. A mobilização contou com apoio da Prefeitura, por intermédio da Coordenadoria do Bem-Estar Animal (Coobea), e aconteceu no Sítio São Luís, no Cônego.

Vários moradores do local tiveram seus cães envenenados, mutilados e mortos nos últimos três meses. Oito morreram por envenenamento e um teve seu órgão genital decepado. Márcia Tápea, moradora e organizadora da manifestação, esclarece que apesar de a causa em defesa do animal tenha grande apoio popular, ainda é pouco diante da tamanha crueldade que os animais têm sofrido.

A coordenadora de Bem-Estar Animal, Carla Freire, ressaltou que a Prefeitura está trabalhando junto às comunidades para proteger e cuidar de animais de todas as espécies. Ela lembra que maus-tratos constituem crime, segundo o artigo 32 da Lei Federal 9.605/98 (Lei de Crimes Ambientais). A pena prevista é de três meses a um ano de detenção, além de multa.

São considerados atos de maus-tratos abandonar o animal, mantê-lo preso por muito tempo sem comida e contato com seus donos/responsáveis, deixá-lo em lugar impróprio e anti-higiênico, agredi-lo fisicamente, mutilá-lo, utilizá-lo em shows, apresentações ou trabalhos que possam causar-lhe estresse ou sofrimento. Para denunciar maus-tratos é necessário que se faça um registro de ocorrência na delegacia mais próxima. Denúncias também podem ser feitas pelo telefone da Coordenadoria do Bem-Estar Animal: 2522-1356.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade