A Voz da Serra tem tudo para o nosso aprimoramento!

segunda-feira, 27 de março de 2017

O Caderno Z, a nova plataforma de embarque, tem panoramas imperdíveis! Seguimos o roteiro sabendo que “não estamos sozinhos”, porque se temos em torno de “100 milhões de planetas em nossa galáxia”, a ciência acabará nos dando conta de que nossos irmãozinhos extraterrestres são mais do que reais. Com esse tema intrigante, a página de “Impressões” lança o olhar para a “temida meia-noite” e não é de hoje que anunciam o fim do mundo. Contudo, vale a teoria de José Simão, pois para o brasileiro assalariado, o “fim do mês é o fim do mundo em parcelas”. Em “Produtos e Serviços”, dicas variadas para estar na moda e não perder o conforto. “Sobre Rodas”, Márcio Madeira continua as orientações de como reabilitar um carro guardado na garagem por muito tempo. É como o ser humano – parou, tem que fazer fisioterapia.

Leo Arturius fez bonita homenagem ao cineasta Roberto Farias, friburguense de destaque no mundo cinematográfico. Bom saber que ele “segue em plena atividade e relevância...”. A Acianf traz informações para o Microempreendedor Individual com explicações animadoras sobre o modo mais simples de se formalizar. “Efeito Colateral” é o título da exposição de artes de Marcelo Brantes, na Galeria KM7. O texto de Ana Borges nos enleva o espírito, dando-nos uma sensação de paz, que só será superada pela visita ao local. Em “O que tem por aí no mundo digital”, dá para se ter ideia dos avanços tecnológicos que, em breve, nos surpreenderão. O professor Anderson Cordeiro explica sobre a “Internet das Coisas”, algo complexo que vai além das já conhecidas coisas da internet.  O futuro dessas “coisas” será, por exemplo, uma geladeira enviando mensagem de que “o prazo de um determinado produto está vencendo”. Incrível!

“Guerreiros da Serra” – que trabalho nobre desenvolvido por integrantes do 11º Batalhão da Polícia Militar de Nova Friburgo, promovendo a prática das artes marciais. O projeto é encabeçado pelos próprios policiais e conta com a ajuda da sociedade, com incentivo total do comandante Carlos Eduardo Hespanha. Na reportagem, entre a leitura agradável, encontro a policial Tatiana Ouverney, que foi musa dos Jogos Florais. Que linda, dando graça e leveza ao grupo, que já conta com 80 participantes.

Outro projeto enobrecedor é a abertura da Academia Friburguense de Letras aos jovens talentos escritores da cidade. A posse acontecerá na próxima sexta-feira, 31, na Câmara Municipal. Disse bem o novo acadêmico Thales Amaral – “Todas as conquistas são coletivas, inclusive as individuais”. Bonita frase que, por si só, garante o patamar que os jovens já alcançam nas artes literárias. A eles, uma singela mensagem da colunista – O trabalho do escritor é, quase sempre, silencioso em sua produção, mas quando vem à tona percebemos que nem mesmo a enxada tem o peso da caneta. Escrever é um compromisso infinitamente prazeroso e, ao mesmo tempo, muito sério.

Em “Há 50 Anos”, sobre a “limitação dos feriados municipais”, atribuiu-se o fato ao “gênio exuberantemente destruidor” do ex-presidente Castelo Branco. A medida fora questionada porque no aniversário da cidade, 16 de maio, não cessariam as atividades do comércio e da indústria. Bem se vê que nunca foi fácil administrar questões de abrangência pública e uma cidade como Nova Friburgo demanda grande inspiração por parte de seus governantes. Não é sem razão que, aos poucos, a UPA de Conselheiro Paulino vence as dificuldades para continuar ativa. E vai continuar com a graça das intervenções em prol de seu funcionamento.

Esperança! É o que nos traz o “Editorial” sob o tema “No caminho certo”, pois Daniel Lage, empossado como secretário de Políticas sobre Drogas, assume a missão de “construir pontes e derrubar barreiras”. Que assim seja com todo êxito para o bem de todos! David Massena, em Pinçado da Internet, vem fechar a nossa viagem com uma bela lição – “Caiu em si. E foi o melhor tombo de sua vida” – É verdade mesmo, porque um tombo na estrada da vida pode ser o começo de um caminhar mais cauteloso e feliz!

TAGS:
Elizabeth Souza Cruz

Elizabeth Souza Cruz

Surpresas de Viagem

A jornalista-poeta-escritora-trovadora-caçadora de cometas Elisabeth Sousa Cruz divide com os leitores, todas as terças, suas impressões a bordo do que ela carinhosamente chama de “Estação Caderno Light”, na coluna Surpresas de Viagem.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.