Colunas
A Voz da Serra na melhor idade!
A viagem de hoje começa com bolo de aniversário - massa consistente, recheio de credibilidade e cobertura instantânea. As melhores fatias são para os leitores de A VOZ DA SERRA que, completando 72 anos, está cada vez mais jovem. Pode parecer clichê, mas é um jovem no esplendor da mocidade. O Caderno Z, principiante na festa, traz o legado de venturas e já tem bagagem suficiente para se exibir altaneiro e promissor. Em nossa “Doce Mania” de festejar a Páscoa com chocolate, tem gosto para todos os gostos. Tem até “ovos de colher” na Superpão! Mas quanto ao bacalhau?... Vamos de alternativa! Dá uma passadinha no Excalibur e confira as pedidas.
Em “Sobre Rodas”, com Márcio Madeira, a viagem é muito mais segura. Não há motorista, por mais experiente, que não possa aprender com as dicas. Na página de “Impressões”, em “Cenas de um casamento”, no Congo parece que entenderam o espírito da coisa, pois “os noivos não podem sorrir durante a cerimônia, nem depois”. A verdade é que as noivas são lindas e o glamour que envolve um enlace é indiscutível. “Escola sem partido” – que maravilha de texto de Ricardo Lengruber. Sugestão – deixar na cabeceira para leitura diária e, assim, aprimorar o discernimento. A vida é constante aprendizado e em “TrendZ”, José Mayer, o vilão de sempre, confessa – “Aprendi nos últimos dias o que levei 60 anos sem aprender”. Antes tarde do que nunca!
“É Tetra!” – Assim Vinicius Gastin anuncia Robson de Oliveira, que conquistou o Montanha Cup pela quarta vez. Na prova feminina, Joselene Ferreira dos Santos ficou com o título. Independentemente de prêmios, todos os participantes ganham a beleza do percurso que tem largada em São Pedro da Serra e passagens por Vargem Alta. Em “Sociais”, destacamos os encantos de Antonio Oki, nascido em 30 de março último, para alegria dos pais Julio Cesar Oki e Renata Bravo. Os avós Cristina e Renato Bravo, Harumori Oki e Maria das Graças estão mais do que felizes. Para o ilustre prefeito, 2017 chegou bem, com um netinho para curtir e uma cidade para governar. Bravo!
David Massena, a personificação da cultura, nos trouxe à tona o episódio que envolveu o jornalista e médico Líbero Badaró, que fora morto em 1830, por inimigos políticos. O crime gerou comoção geral e fatos dessa natureza contribuíram para que Dom Pedro I, já sem prestígio e condições para “reinar”, abdicasse em 7 de abril de 1831. Pensando bem, a insatisfação do povo é coisa bem antiga. Bom seria se voltasse o tempo do verbo abdicar e os governantes, incapazes em suas funções, abdicassem do poder para satisfação geral da Nação. Aproveitando o embasamento do professor Jairo Nicolau, doutor em ciência política – “Desde a redemocratização estamos assistindo à pior crise política e a desintegração do sistema político”. Sai do pesadelo, Brasil!
Bom saber que o “pixoxó” reapareceu nos ares friburguenses. O pássaro, natural da Mata Atlântica, consta como “vulnerável na Lista Vermelha das Espécies em Extinção” e foi visto em Salinas. Os irmãos Tadeu e Bartolomeu, moradores na região, estão satisfeitos, porque é sinal de que a floresta “tem se regenerado”. Dirceu Tardem afirma que a recuperação das áreas salinenses se deve ao trabalho de “educação ambiental na região”. Como se vê, educação é tudo, em todas as situações.
Em “Há 50 Anos”, o jornal festejava 22 primaveras, cheio de empolgação, a mesma que hoje tem muito mais abrangência e possibilidades de comunicação. O jornal, que é pura credibilidade, levou a Escola Santa Paula Frassinetti a adotar A VOZ DA SERRA como “ferramenta de aprendizado”. Desde os pequenos da alfabetização ao quinto ano do fundamental, o convívio com a nossa Voz “se tornou rotina”. Há muita propriedade no projeto, como se percebe nas palavras da aluna Maria Paula, de 7 anos – “Acho o trabalho do jornal muito importante porque ele ajuda a gente a saber das coisas que a gente não sabia”. Parabéns à direção da escola. A VOZ DA SERRA é assim - Bom para a criança... Bom para todas as idades! Feliz Jornal para todos nós!
Elizabeth Souza Cruz
Surpresas de Viagem
A jornalista-poeta-escritora-trovadora-caçadora de cometas Elisabeth Sousa Cruz divide com os leitores, todas as terças, suas impressões a bordo do que ela carinhosamente chama de “Estação Caderno Light”, na coluna Surpresas de Viagem.
A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.
Deixe o seu comentário