A VOZ DA SERRA é a voz que se quer ouvir!

segunda-feira, 05 de outubro de 2015

Sair de casa sem o celular... nem pensar! Podemos esquecer o casaco, os documentos, não tem importância. Mas por conta do celular somos capazes de voltar, porque o susto é taquicardia na certa! Eis a “nomofobia” – a síndrome do século – que o Light nos trouxe como tema. A humanidade está por um fio... de conexão! Levando-se em conta que a tecnologia evoluiu e ganhou recursos ilimitados, não é de espantar a dependência dos usuários. “Viver o novo é o grande desafio” – assim Geni Nader vê o “universo de tecnologias”, com a sabedoria de quem conhece os benefícios e os perigos do seu uso, dando ênfase para que sejam ferramentas para “adultos de todas as idades”.

Ana Blue trata o assunto de forma contundente - “Em dez anos evoluímos nosso aparato digital tanto quanto atrofiamos a capacidade mental, cognitiva, comportamental”.  A coisa é tão séria que há tratamento específico para “viciados em internet” e de “empresários a donas de casa” o vício se alastra. É a “psicopatologia que ainda não consta nos livros”. Não há como fugir! E para vivenciar o mundo tecnológico, as dicas de “Cinema” acertam em cheio. Em “Literatura” conferimos os livros mais vendidos em setembro. Arrematando o passeio Light, uma receita de “biscoitinhos rápidos” que, pela delícia, acabam rapidinho também. “Uma temporada fora de mim” é o álbum sugerido por Lucas Vieira, em “Discopédia”.

Em “Esportes”, a página é riso de orelha a orelha! Bom saber que equipes friburguenses fazem bonito em torneios e que a prática esportiva é “solução” para um mundo melhor.  Em “Há 50 Anos” - festa comemorativa da “Semana da Criança nos desportos, com gincana de velocípedes, corrida rústica e torneio de damas”. Deu até saudade dessas brincadeiras de infância, quando a diversão era brincar de verdade. Telefone era de mentirinha! Era só um brinquedo de duas latas ligadas por um barbante.

Dilva de Moraes, a nossa “Dilva da Trova”, está deslumbrante entre os aniversariantes da primeira semana de outubro. Parabéns a todos e, à Dilva, as nossas mais sublimes reverências. Ela merece! A VOZ DA SERRA é sem igual em seu formato "tamanho família" e cabe direitinho dentro das expectativas de uma leitura abrangente, sem perder o elo com a nossa terra. Nossa VOZ é a voz que se quer ouvir!

Em “Radar”, dados impressionantes revelam que o brasileiro toma um cafezinho na padaria e paga imposto sobre o pó, o açúcar e até sobre a água. Ufa! Acaba saindo caro! E pior que  não acaba  por aí… O Brasil é o recordista em impostos! E, mesmo assim, o brasileiro não desiste e vai se safando em meio às crises! Enquanto isso, aqui na cidade, as esperanças giram em torno do novo concurso público e para quem quiser isenção da taxa de inscrição o prazo encerra nesta quarta-feira, 7.

A programação da Amma tem atividades até o fim do mês – são “quinze anos contabilizando mais de mil atendimentos”, orientando e auxiliando na prevenção do câncer de mama. É um trabalho das “guerreiras” que fazem do Outubro Rosa a porta da esperança de uma vida nova. Dedicação e companheirismo fazem mesmo a diferença!

Parece que o trem da saudade é o que mais circula em nossos sonhos. É hora de  sonhar com a Maria Fumaça e esperar que o seu apito acorde as oportunidades para a implantação do “trem turístico” por essas bandas. Alô primo Ordilei, seja o maquinista desse sonho! Falando em circulação, está decidido: não vamos “vender a cidade” e nada de privatização no sistema de estacionamento rotativo. Parece que agora entra em questão a gratuidade de transporte para passageiros com mais de 60 anos.

A página de “Impressões” acertou na mosca com “Bicho na boca do povo”. Sem qualquer “conversa para boi dormir”, a cidade está no caminho certo. Não importa que, às vezes, pareça um “balaio de gato”. O importante é que aqui “a cobra não vai fumar”, pois ela já sabe que o fumo é prejudicial à saúde. Com “olhos de lince” é possível vislumbrar um futuro brilhante para Nova Friburgo. Vamos crer nas possibilidades?!

TAGS:
Elizabeth Souza Cruz

Elizabeth Souza Cruz

Surpresas de Viagem

A jornalista-poeta-escritora-trovadora-caçadora de cometas Elisabeth Sousa Cruz divide com os leitores, todas as terças, suas impressões a bordo do que ela carinhosamente chama de “Estação Caderno Light”, na coluna Surpresas de Viagem.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.