A VOZ DA SERRA é uma constante troca de saberes. Quem se liga, aprende e cresce!

terça-feira, 25 de setembro de 2018

“A primavera voltou com tudo”.  É isso que nós queremos. Que volte com tudo o que temos direito – flores, aromas e colorido incomparável. A tradicional Festa da Flor, que este ano vai para a 12ª edição, promete colorir a Estação Livre entre os dias 10 e 14 de outubro. O Caderno Z tem o aroma floral e trouxe a “Pedagogia do Ibelga de Vargem Alta”. Já pensou numa escola sem muros? Pois existe. Cercada de árvores e estufas, onde os alunos trazem conhecimentos de casa e, da mesma forma, levam para casa o que aprendem na escola. Uma verdadeira troca de saberes. Tudo isso é possível.       Nossa cidade está em segundo lugar na produção de flores do país e os produtores de Vargem Alta estão em alta com a chegada da primavera, mas pedem melhorias nas estradas. Eles também reclamam de falta de ônibus em tempos chuvosos, falta de comunicação, sinal baixo para celular e internet. Mesmo com as ações da prefeitura em prol do bairro, muita coisa ainda precisa ser mais bem assistida. Em “Sobre Rodas”, Márcio Madeira traz para a luz um drama ainda maior: “a carnificina de nossas ruas, avenidas e estradas”. É triste constatar que as mortes no trânsito brasileiro tiveram alta de 23% em 2017. “Salvar vidas e se antecipar ao sofrimento” é a deixa para engatar a primeira medida, ou seja, educação no trânsito. 

O Dia da Árvore não passou em brancas nuvens. Apesar da chuvarada, a Praça dos Trovadores, agora área militar, no Suspiro, saudou a primavera com o plantio de 13 mudas de manacá da serra e uma de pau-brasil. A parceria da UBT-Nova Friburgo, do horto municipal e da Associação das Colônias não poderia ser mais promissora. Parabéns a todos que apoiaram a ideia e vem muito mais por aí.

As “eleições e o voto feminino”. As professoras Jean Beatriz Wermelinger e Geni Nader colaboram com a dinâmica do jornal em ajudar no clareamento das questões que envolvem a atuação da mulher no cenário político brasileiro. Ambas ressaltam que não há mudança enquanto não houver uma “transformação social significativa”. E essa mudança tem que ser pela educação com “perspectiva humanística, combatendo as opressões e as dominações que tanto mal têm feito aos homens”.

A Fábrica de Filó ganha o “Prêmio Rio Export 2018” por seu desempenho nas exportações de moda íntima. Aliás, a Firjan, nessa 21ª edição do evento, contemplou 14 empresas fluminenses, desde produtos básicos até a indústria criativa. Outra boa notícia é a comemoração dos 30 anos de futebol amistoso em São Geraldo. Ao querido Walace Piran e a todos que levam esse legado esportivo avante, os nossos parabéns.

Contracenando com os avanços tecnológicos, “o pesadelo da paralisia infantil voltou a assombrar as crianças”. Para conscientizar os pais ou responsáveis pela importância da vacina, os depoimentos de Rosimeri Regly e Dirceu Aluizio Spitz são os mensageiros do apelo – “Vacinem seus filhos!”.

“Uma bomba”. Assim a manchete de “Há 50 anos” anunciava o desfecho da triste extinção dos ramais ferroviários na região serrana. O Jornal do Brasil deu a informação, clamando em nome do povo pelo compromisso do governo federal em colocar asfalto nas localidades onde foram extintos os ramais.

Voltando para 2018, um acordo mantém a Faol operando por mais um ano enquanto a prefeitura prepara uma nova licitação para o transporte público. Contudo, alguns vereadores da oposição alegam que a medida é ilegal. Certo ou errado, vamos esperar que tudo saia a contento e os usuários ganhem mais conforto e mais coletivos.

O Massimo convida para a audiência pública no dia 1º de outubro, às 18h, quando a Câmara debaterá sobre o futuro da Praça Getúlio Vargas. Vamos lá pessoal que o assunto nos interessa e muito. Já que estamos às vésperas das eleições, o Pinçado da Internet vem bem a calhar. “A política é a arte de captar em proveito próprio a paixão dos outros”. Como diz a gíria, “muita calma nessa hora”. Valeu David!

TAGS:
Elizabeth Souza Cruz

Elizabeth Souza Cruz

Surpresas de Viagem

A jornalista-poeta-escritora-trovadora-caçadora de cometas Elisabeth Sousa Cruz divide com os leitores, todas as terças, suas impressões a bordo do que ela carinhosamente chama de “Estação Caderno Light”, na coluna Surpresas de Viagem.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.