A VOZ DA SERRA é um passeio diversificado!

segunda-feira, 14 de setembro de 2015

Desta vez, pegar carona com o Light não será apenas uma viagem de sustento literário. Agora é alimentação ao vivo, pois vem aí o Food Truck Serra Festival. “Uma Experiência Gastronômica Inesquecível” que abrilhantará a Praça do Suspiro, de 18 a 20 deste mês. O evento, traduzido para o nosso paladar, quer dizer “caminhão de comida”. O cardápio inclui também muita música e entretenimento, ingredientes em todo banquete de rua. Ana Blue, especialista em “trailer feioso”, nos apresenta um vasto itinerário gastronômico. De Conselheiro Paulino a Olaria, a moça provou de tudo e garante: “Felicidade tem nome: comida”! Embora o Google nos forneça 370.000 resultados para a pesquisa de como preparar “maionese caseira”, Aninha, deixe a sua receita. A “classe oscilante” agradece pelo fabuloso roteiro sobre rodas!  

Para que sair de casa num domingo chuvoso se o jornal tem tudo para um turismo diversificado? Um doce passeio em “Literatura”, com Tereza Malcher é o suficiente para as energias renovadas. O amor não sai de moda, é “imune às traças” e é para todas as idades. “Vivendo, lendo e refletindo”, todos nós passamos por “metamorfoses”, conhecemos, aprendemos e nos modificamos. Adiante, chegamos em “Cinema” – “Uma longa e triste jornada” – o tema “imigração” é instigante e as dicas de Antonio Fernando sempre correspondem ao que se espera de bons filmes.

Com “pimentões recheados”, ao som de “Geração Coca-Cola”, seguimos em nossa viagem, deixando uma salva de palmas para os 69 anos do Sesc, que tem sido um grande alicerce social, embasado na cultura, na arte, no esporte e no lazer para toda a comunidade. Aplausos também para a Ascof (Associação dos Corredores Friburguenses), que está em todas, levando o nome da cidade pelo Brasil afora. Em “Há 50 Anos”, AVS registrava os aniversários de pessoas ilustres e, entre tantas, no dia 15, o Dr. Heródoto Bento de Mello. E para esse aniversariante querido, enviamos os votos de Feliz Aniversário, com muito carinho e admiração.

“Setembro Amarelo” – o tema “suicídio” é delicado, mas está aí, em pleno século 21, alarmando a humanidade. “No Brasil, todos os dias, 28 pessoas se suicidam...” – com esses dados já temos uma ideia de que como disse o filósofo Albert Camus, “a grande questão humana é saber qual o motivo de viver”. Os grupos de apoio estão prontos para acolher, como o CVV — Centro de Valorização da Vida. No mais é confiar em Gonzaguinha: “Eu sei que a vida devia ser bem melhor e será, mas isso não impede que eu repita, é bonita, é bonita e é bonita...”.

“Homenagem mais que justa” ao Dr. José El-Jaick, que recebeu Moção de Louvor, por intermédio do vereador Cláudio Damião. Parabéns ao médico e escritor, pessoa admirável.

Já pensou em uma feira “democrática”, com produtos agrícolas, alimentícios, ervas, plantas, artesanato e fitocosméticos? Pois em Lumiar isso é possível, aos domingos, das 9h às 14h. Vamos conferir! Falando em produção local, Friburgo está concorrendo, nas categorias “Cachaças” e “Cafés”, ao prêmio “Maravilhas Gastronômicas do Estado do Rio de Janeiro”. Vamos torcer e depois provar as iguarias.

“Reforma tributária já” — no alerta do “Editorial”, uma guinada no setor tributário é o tratamento de choque em nome do “crescimento nacional”. Com a crise, o consumidor brasileiro anda até penhorando bens para “sair do vermelho”. Em compensação, uma boa noticia, aqui pra nós, é a “prorrogação por 120 dias” para os mais de 500 contratos temporários da administração municipal. Beleza pura!

“Hora de preparar o corpo para o verão”! O primeiro passo, então, é seguir o trio de AVS, que fez a mega reportagem. O segundo passo é por conta dos leitores; objetivo e persistência. Cuidar-se não é luxo, é um direito e um dever. Em “Impressões”, o recado é bem otimista: “Te cuida, sessentão!”. Afinal, a terceira idade pode ser o começo de uma nova vida, feliz e produtiva. Vida longa para os nossos sonhos!

TAGS:
Elizabeth Souza Cruz

Elizabeth Souza Cruz

Surpresas de Viagem

A jornalista-poeta-escritora-trovadora-caçadora de cometas Elisabeth Sousa Cruz divide com os leitores, todas as terças, suas impressões a bordo do que ela carinhosamente chama de “Estação Caderno Light”, na coluna Surpresas de Viagem.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.