A VOZ DA SERRA é um leque de conhecimentos que ventila a nossa mente!

segunda-feira, 21 de dezembro de 2015

Finalmente nos damos conta de que aceleramos tanto no cotidiano que o Natal já está de volta. Na verdade, o Natal não é uma celebração para ir e voltar. Deveria ser uma constante festa em nosso coração. O Light preparou um caderno especialíssimo sobre o tema e um leque de conhecimentos ventilou a nossa mente. Cada cultura tem seus simbolismos, mas como o Hanukkah, festividade hebreia, o período se traduz como o Festival de Luzes. Os Vikings celebravam o Natal “20 mil anos antes do nascimento de Jesus”. Parece que, desde que o mundo é mundo, sempre houve o desejo de celebrar a Luz com fartura de alimentos, músicas, danças e rituais.

O escritor Antonio Carlos Olivieri nos apresenta um estudo sobre a vida de Jesus e ressalta que é “dificílimo traçar um perfil biográfico de Jesus de Nazaré como personagem histórico...”. Na falta de documentos, “os historiadores procuram é reconstruir com precisão a época e o contexto sociocultural em que Jesus viveu e, a partir daí, tentar entender as palavras dos Evangelhos”.

Entretanto, independentemente da interpretação, religiosa ou histórica, o mais importante é a mensagem de Jesus. Se nos for possível segui-la, já melhoraremos o mundo à nossa volta. Aí, sim, entenderemos que a estrela, o presépio, os sinos, as guirlandas são adereços para a alma, que há de viver um Natal constante.

 Assim, lá vamos para a cozinha preparar aquele tender, exatamente como Chico Figueiredo recomenda: mel, mostarda, cravos, rodelas de abacaxi, cerejas, ameixas e uvas. Seguindo Lucas Vieira, “Ditadura nunca mais – Parte 2”. Excelente! E vencendo as crises, a síndrome de “patinho feio”, vamos dar asas ao cisne interior e voar!

“Doe um brinquedo, faça uma criança feliz” – com esse tema, a Praça do Viagra fez uma bonita ação social, aliás, como é a marca de todos os trabalhos desenvolvidos por seus integrantes. Outras campanhas ajudam a amenizar as dificuldades de famílias carentes. Parabéns a todos! Em “Sociais”, muita gente querida e a Estrela Dalva só podia ter nascido em 25 de dezembro. Quanta Luz!

“Quando menos se espera, chega o Natal” – essa foi a manchete em “Há 50 Anos”. Contudo, a maré não estava pra peixe, nada diferente de hoje, com “majorações dos gêneros de primeira necessidade...”. E o povo sempre na esperança! Basta ler em “Radar” que em 2015 “a alta de dezembro foi puxada por alimentação e bebidas...”.

“El Niño é o grande vilão da vez” – o alerta garante que “o verão de 2016 terá aumento considerável na ocorrência e intensidade das tempestades, em torno de 20%”. Se por um lado a situação ambiental é preocupante, por outro, com as chuvas intensas das últimas semanas, “todos os mananciais estão com seus níveis normais...”. Boas falas! Realmente, pela bela foto da cidade, estampada em “Massimo”, nota-se a fartura da vegetação – “beleza urbana” colhida pela sensibilidade de Amanda Tinoco.

A Biblioteca Municipal agora tem espaço especial para livros dedicados à proteção e defesa dos animais. A boa notícia vem na carona da realização do Fórum Municipal de Proteção e Defesa Animal. “Um caso sério” é o tema do Editorial, lembrando que a construção de uma unidade oncológica em Friburgo não pode ser “massa para arroubos de governantes em períodos de eleição”. Falou e disse!

O “Natal da Serra” tem apresentado uma gama de eventos e a cidade está mesmo imperdível. A iluminação do coreto da Praça Getúlio Vargas, linda, muito delicada. Vitrines reluzentes, casas enfeitadas, muita gente nas ruas são alguns dos sinais de fim de ano.  Como na página de “Impressões”... “Xô 2015!” -  Xô ano de conturbadas crises que, certamente, vão nos acompanhar no ano novo. Como não existe um passe de mágica que reverta as “mazelas” e as “maracutaias”, o jeito é tomar um chá de otimismo e seguir buscando um modo de ser feliz, na certeza de que um Natal mais envolvente há de ser, para todos nós, Papai Noel consciente, distribuindo esperanças!

TAGS:
Elizabeth Souza Cruz

Elizabeth Souza Cruz

Surpresas de Viagem

A jornalista-poeta-escritora-trovadora-caçadora de cometas Elisabeth Sousa Cruz divide com os leitores, todas as terças, suas impressões a bordo do que ela carinhosamente chama de “Estação Caderno Light”, na coluna Surpresas de Viagem.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.