Colunas
A Voz da Serra é um banquete literário completo!
“Imagine andar por uma cidade onde se respira arte por todos os cantos” — é assim que embarcamos na Estação Light para uma viagem cultural. O transporte será a Kombi das “Marinas”, pois ficou “Kombinado” que o projeto “Fribook, ao contrário do Facebook, pretende colocar as pessoas, face a face, com as comunidades. “Disseminar arte e cultura” é o roteiro da Kombi e a participação de pessoas “dedicadas a ações sociais” é fundamental para o sucesso da empreitada. Ninguém se preocupe com merendas durante os passeios, porque a fome será abrandada na Rodoviária Urbana, com o Projeto Fome de Livro, provando que o livro de papel não sai de moda.
Emanuel, Guilherme e Clara, alunos do Colégio São João Batista, refrescam o caminho para os leitores com uma geladeira cheinha de livros, na rodoviária, disponíveis para quem quiser pegar e levar pra casa. Afinal, que tem fome de leitura também tem pressa. Parabéns aos alunos que oferecem guloseimas literárias para todos! Por mais que a cultura caminhe em passos curtos, nem tudo está perdido, porque tem muita gente investindo em sonhos e projetos. Como lembra Ana Blue, é hora de comemorar “a existência dos artistas que existem por si só... dos que não se calam...”. Na verdade, aqui tem “Árvore Que Dá Livros”, muros pintados artisticamente, Feira da Gratidão e muito mais. Em se tratando de saborear o Light, o leitor ainda ganha dicas de cinema, de música e de gastronomia. Um banquete completo!
Enquanto em “Há 50 Anos”, A VOZ DA SERRA anunciava a visita do governador Paulo Torres, agora neste final de 2015, as atenções se voltam para a visita da presidente Dilma. A notícia, como disse Massimo, “pegou muita gente de calças curtas”. Entretanto, mesmo de calça curta, de bermuda, de saia, de pé no chão, ou de qualquer jeito, vamos lá para aplaudir, reclamar, seja lá para o que for, mas vamos! Nada de jogar tomates ou ovos, porque o prejuízo sai mesmo é do próprio bolso.
Visita importante também foi a do embaixador da Hungria no Brasil, Norbert Konkoly, no final de outubro. Com toda a propriedade da entrevista, tanto na importância das perguntas como na precisão das respostas, emociona quando alguém diz, se referindo ao Brasil — “encontrei aqui uma coisa que não se encontra em outras regiões do mundo que se chama calor humano”. (Bom saber disso e acreditar!)
Motoristas que se cuidem! Muita atenção porque o programa Cidade Inteligente está funcionando e é pra valer. As câmeras estão de olho na movimentação. Fila dupla, falar ao celular, estacionar em calçadas e dirigir sem cinto de segurança são algumas das infrações mais comuns. A fiscalização não brinca em serviço e se não doer na consciência vai doer no bolso. Com tanta orientação disso e daquilo é difícil ainda a civilização entrar nos eixos, pois, como mostra o “Editorial”, os pedestres sofrem com a imprudência de motoristas e ciclistas que invadem as calçadas.
Falando em dificuldades, dói mesmo é saber que faltam recursos para o terceiro laudo da situação da Praça Getúlio Vargas. Isso quer dizer que haverá atraso na revitalização, o que favorece a brotação dos eucaliptos cortados, porque a natureza tem seus próprios meios para se refazer das agressões humanas.
“Nunca desista dos seus sonhos” — não é somente o titulo de um livro, citado em “Impressões” – é muito mais! É um convite a sonhar, como os sonhadores que mudaram a história da humanidade. Não desanimar, “perseguir nossos mais belos sonhos”, pois sonho que não foi realizado pode sempre ser sonhado e... Virar realidade!
Elizabeth Souza Cruz
Surpresas de Viagem
A jornalista-poeta-escritora-trovadora-caçadora de cometas Elisabeth Sousa Cruz divide com os leitores, todas as terças, suas impressões a bordo do que ela carinhosamente chama de “Estação Caderno Light”, na coluna Surpresas de Viagem.
A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.
Deixe o seu comentário