Colunas
A Voz da Serra é o titular das letras!
O embarque agora é pelo Caderno Z – bonito, inovador e muito fácil de encaixar na bagagem literária das Surpresas. Ah, quanta coisa boa para ampliar o conhecimento! Vamos entender de carro em “Sobre Rodas” e Márcio Madeira informa que manter o carro parado na garagem não é estratégia para prolongar a vida útil do veículo. Em “Agora Faz”, vamos saber o que há de melhor na hora de adquirir um automóvel. O importante é que com ou sem carro, o caderno aponta o roteiro para Nova Friburgo, a “Cidade das Flores”. Nada melhor para festejar o Dia Mundial da Felicidade – 20 de março, do que um Caderno cheio de novidades e de temas empolgantes, provando que aqui mesmo na leitura podemos ser felizes sem que seja preciso viajar para Butão.
Embora o nosso índice de Felicidade Interna Bruta esteja em risco, em Nova Friburgo dá para ser feliz. Aqui, em Vargem Alta, encontramos a segunda maior produção de flores do Brasil e brindamos o outono no esplendor das quaresmeiras, das rosas, dos crisântemos e de uma infinidade de flores. Com tanta coisa boa, o Caderno Z inaugura o “Espaço da Arte”, com Leo Arturius, e assim teremos mais facilidade para escolher os filmes. Maravilha, Leo! A “Agenda” está muito mais atraente. Coisa linda também é o centenário da Acianf, que não dá bola para a idade e cada vez mais se renova, promovendo uma série de atividades de interesses comunitários. Parabéns!
A viagem está pra lá de zen e já alcançamos até o carnaval 2018, quando o vereador Pierre estuda as possibilidades de a cidade ser tema de enredo de alguma escola de samba no Rio de Janeiro, por conta do bicentenário de sua fundação. Isso vai ser um sonho lindo de se realizar! Quem deseja uma vaga no Fundo de Financiamento Estudantil – Fies, pode ainda tentar uma chance, até a próxima sexta-feira, 24. As inscrições são feitas pela internet, no site do Sistema de Seleção do Fies. Vale tentar, gente! Falando em estudos, o casal de professores, Rafael Bastos e Mariana Souza, está com tudo e não está prosa. É que eles inventaram o “Livro de Jogos”, que estimula o aprendizado da história em três volumes, com problemas de lógica, caça-palavras, criptogramas, dominox e textos de encaixe. Tudo para transformar o “aprendizado mais dinâmico e, por que não, divertido”, garantem, muito animados com o alcance das vendas na internet pelo site www.clubedeautores.com.br.
Mais uma vez, em “Massimo”, o colunista manifesta apoio ao livreiro Jorge, da Avenida Alberto Braune. Espanta saber que por mais de trinta anos no local, agora, quando as pessoas têm a chance de se tornarem cada vez mais cultas e civilizadas, aconteçam episódios de intimidação ao trabalho sério e de tradição que o livreiro desenvolve na cidade. Na pergunta – “é isso que nós somos?” – parece que só temos uma resposta – há pessoas e pessoas, diferenciadas, apenas, pela educação de base!
Começou a vacinação contra a febre amarela, em Nova Friburgo. A subsecretária de Vigilância em Saúde, Fabíola Braz Penna, orienta que “a população pode ficar tranquila porque não temos qualquer caso suspeito, tampouco confirmado”. Não há necessidade de correrias, porque a vacinação vai continuar em todo o município.
É incrível ler as notícias de “Há 50 Anos”, o que, muitas vezes, nos deixa com a sensação de que tudo está exatamente como sempre aconteceu, pois em março de 1967 era a hora de “reimplantar no país uma autêntica democracia, dando exemplo ao mundo do que valemos e do quanto prezamos a liberdade e a dignidade humana”. Será que essa hora chegou para os anseios da década de 60? Será que chegará para o tempo atual da Lava-Jato? O “Editorial”, com “Implodindo a corrupção”, alerta para as eleições de 2018 e a preparação do eleitor para a responsabilidade de “checar a postura” dos pré-candidatos. Será essa a nossa medida exata para recuperar a credibilidade política no Brasil. Enquanto lutamos por dias melhores, em “Pinçado da Internet”, David Massena nos chama para a alegria – “Vamos sorrir porque chorar entope o nariz”!
Elizabeth Souza Cruz
Surpresas de Viagem
A jornalista-poeta-escritora-trovadora-caçadora de cometas Elisabeth Sousa Cruz divide com os leitores, todas as terças, suas impressões a bordo do que ela carinhosamente chama de “Estação Caderno Light”, na coluna Surpresas de Viagem.
A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.
Deixe o seu comentário