Um presente de Natal que se ganha o ano inteiro

segunda-feira, 26 de dezembro de 2016

A Estação de Embarque ganhou uma plataforma diferente e viajaremos pelas linhas do Caderno Especial de Natal. Luzes, cores e emoção aguardam os viajantes. Eu já tomei o meu lugar bem ao lado de Antonio Fernando e percorreremos dez países com suas tradições natalinas. Gostei de todos os roteiros, mas a Grécia me chamou a atenção com o tal bolo “Vasilopita”, pois terá sorte no ano novo quem ganhar a fatia com a moeda. Boa brincadeira para se fazer aqui, apesar do dinheiro escasso. Mas que fique combinado – quem achar a moeda tem que devolver para a dona da casa – é o jeitinho brasileiro, né! Outra coisa interessante - em alguns países é feriado também no dia 26 de dezembro. Como gostamos de copiar costumes, esse seria muito bem-vindo.

Depois de percorrer milhas pelo exterior, agora é Karine Knust quem nos conduz para dentro do espírito solidário que combina com essa época. Um passeio pelo Lar Abrigo Amor a Jesus e pela Casa dos Pobres São Vicente de Paulo nos traz a certeza de que o mundo não é tão mau como se pinta. Há muita gente fazendo o bem e indo além do contrato de trabalho, porque dar amor requer, antes de tudo, muita abnegação.

Ana Borges nos leva ao Parque São Clemente, onde os Arautos do Evangelho montaram um dos mais belos presépios, que envolve “ruas, vielas, palácios e casebres da Jerusalém de mais de dois mil anos...”. Os visitantes podem conferir toda essa riqueza na sede dos Arautos, que fica na Rua Dr. Milton Andrade, 25. Dando uma esticadinha, com Alerrandre Barros vamos ao Nova Friburgo Country Clube para o deslumbre da iluminação de Natal que interage com a beleza dos jardins de Glaziou. Além de todo encantamento, o passeio nos leva ao “Canto do Jaburu”, ambiente aprazível que homenageia Júlio Cesar Seabra Cavalcante – o Jaburu.

“Uma visita à terra do Papai Noel”. Essa, sim, é uma incrível jornada, acompanhando a família Frezze que visitou a casa oficial do “Bom Velhinho” na Finlândia. A magia dos relatos nos dá a sensação de seguir rumo a “Rovaniemi”, de trem, no percurso de 12 horas, imaginando como é a pequena vila feita de madeira, entre duendes e renas. Afinal, como poetizou Glória Hermínia – “No fundo, mesmo que seja bem lá fundo, sempre temos uma criança dentro da gente”.

Conhecer um pouco do Natal em Fribourg nos aproxima ainda mais da história de nossa fundação por decreto do Rei D. João VI. E o jornal inaugura a série de matérias que pretende publicar durante 2017 até 16 de maio de 2018, nos 200 anos. Com isso, vamos aprender muito sobre os nossos primeiros imigrantes suíços.

Em “A beleza e o requinte das mesas para a ceia de Natal”, eu me lembrei de mamãe, que não abria mão de uma mesa bem decorada, com seu melhor aparelho de jantar e tudo o mais que sua imaginação delineava. Hoje, a pressa e a praticidade fazem muita gente comer até de prato na mão. Entretanto, uma mesa bem arrumada, por mais simples que seja, é um gesto de carinho que enriquece a mais humilde refeição.

“O mais belo de todos os dias: Natal” – assim foi intitulada a mensagem natalina em “Há 50 Anos” – e dizia – “Já agora motorizado, o Papai Noel cumpre seu fadário...”. Contudo, mesmo com todos os avanços de transporte, os pedidos para o bom velhinho são os mesmos de 1966 – “que ele não se esqueça de entregar presentes a todas as crianças, por mais pobres que sejam”.  Entre os registros dos aniversariantes, no dia 25, Dalva Maria Ventura. Era uma criança ainda e já tinha o brilho de “Estrela Dalva”!

Entre brincadeiras de amigo secreto, amigo da onça, misterioso, econômico e tantas outras ideias para viver momentos de muita confraternização, a viagem no Caderno Especial de Natal está chegando ao fim, deixando saudades. No Editorial fomos buscar a mensagem de encerramento do maravilhoso passeio das Surpresas, pois com A VOZ DA SERRA “temos um mosaico do desenvolvimento da sociedade e da evolução de Nova Friburgo”. Feliz Natal todo dia!

 

TAGS:
Elizabeth Souza Cruz

Elizabeth Souza Cruz

Surpresas de Viagem

A jornalista-poeta-escritora-trovadora-caçadora de cometas Elisabeth Sousa Cruz divide com os leitores, todas as terças, suas impressões a bordo do que ela carinhosamente chama de “Estação Caderno Light”, na coluna Surpresas de Viagem.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.