Um feliz percurso em A VOZ DA SERRA nas Surpresas de Viagem!

segunda-feira, 25 de janeiro de 2016

Parece que entramos em órbita na trajetória ao redor de 2016 – o caderno Light nos convida para a “volta às aulas”. É impossível iniciar uma viagem de ano letivo sem que eu me lembre de dona Neusa – minha primeira professora; no tempo em que esse retorno era com a mesma pasta, o lápis preto de borracha na ponta, o apontador e o modesto estojinho de madeira, tudo lá pelos anos 60.

O prazer da volta era emocionante, nos passos do sapato vulcabrás.  Hoje, com tantas novidades nas vitrines de material escolar, dá para notar a diferença para quem, nos anos 80, teve uma tesourinha do Mickey, a caneta multicor e a “prova mimeografada”, com cheirinho de álcool.

Para os pais, o tempo é de organização e planejamento. Além dos gastos com a lista de material, a organização engloba preocupações com a volta à rotina escolar – o “acorda, amor” é mesmo substantivo! “Seja firme, mas seja legal”, essa é a dica que entrelaça as sugestões para um regresso feliz. Se “comer, comer... é o melhor para poder crescer”, a nutricionista Cynthia Lamblet oferece uma página de orientações que cabe inteira na lancheira dos pequenos.

Como disse Ana Blue, “filho é novela” e, sendo assim, cada capítulo da educação é uma surpresa para os pais e educadores. Diante das tecnologias, Ricardo Lengruber alerta – “aprender significa mais que absorver dados”. Esse assunto é “federal”, garante o senador Cristovam Buarque.

O ano começou bem para o Friburguense, pois, “feliz do clube que possui uma casa própria em 2016 no Rio de Janeiro”. A boa notícia dá condições de o nosso estádio Eduardo Guinle receber jogos do campeonato estadual. Que beleza! Se festejar é bom, palmas para o Código de Trânsito Brasileiro, que atingiu a maioridade. Ficar adulto implica em mais responsabilidades e os motoristas que se cuidem, pois até 2019, haverá algumas exigências para os veículos, inclusive placa eletrônica informando quem está com o licenciamento em dia. É a civilização se aperfeiçoando!

“O prefeito de nosso município vai gozar 30 dias de férias” – Calma, minha gente! Ninguém saia por ai espalhando boatos, porque isso aconteceu “Há 50 Anos”. Ao contrário desse descanso remunerado, o atual prefeito, Rogério Cabral, está a todo vapor em seus trabalhos. A monumental entrevista de Márcio Madeira é um documentário excelente que o nosso prefeito apresenta ao povo friburguense. 

Em “A Voz do Rio”, o AquaRio, o maior aquário da América do Sul, foi assaltado e ainda nem está pronto. Os primeiros visitantes, os ladrões, levaram “tudo que viram pela frente” e ainda garantiram – “vamos voltar”. Enquanto essas coisas causarem espanto, é sinal de que, ainda, não estamos totalmente roubados. É muita luta numa única nação – luta contra a bandidagem, contra o tráfico, guerra contra o mosquito... haja repelente para tantos males! E ainda por cima, encaramos uma “crise cruel” que aponta que nossa cidade perdeu, em 2015, “1.607 empregos formais”.

Já o Editorial trouxe boas notícias para a agricultura friburguense que “conseguiu se restabelecer da tragédia climática...”. Contudo, em termos mundiais, em “Impressões” – “Sem clima para o clima”, as perspectivas não são nada boas. Reler a página 9, colocar o pé no chão e a mão na consciência são medidas que os humanos precisam encarar, seriamente, porque “algo vai muito mal na atmosfera”!

Em “Sociais, Dalton Carestiato esbanja formosura, comemorando o aniversário. Parabéns! Vivas também ao dr. Carim, que recebeu o título de emérito no Colégio Brasileiro de Cirurgiões. Por falar em festejos, Lumiar está reluzente com os 125 anos da Sociedade Musical Euterpe Lumiarense, comemorados no último dia 20. Os aplausos não param por ai! Nossa coluna “Surpresas de Viagem” está completando dois anos de um feliz percurso em A VOZ DA SERRA. Ao jornal, o agradecimento pelo espaço e aos leitores que nos acompanham e curtem os trajetos literários, um abraço afetuoso, com votos de maravilhosas viagens para todos nós!

TAGS:
Elizabeth Souza Cruz

Elizabeth Souza Cruz

Surpresas de Viagem

A jornalista-poeta-escritora-trovadora-caçadora de cometas Elisabeth Sousa Cruz divide com os leitores, todas as terças, suas impressões a bordo do que ela carinhosamente chama de “Estação Caderno Light”, na coluna Surpresas de Viagem.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.