Sofisticado ou modesto, merece um brinde!

terça-feira, 10 de dezembro de 2019

“Brinde é um dos mais sublimes gestos de compartilhar a vida”. A frase de Wanderson Nogueira abre as nossas surpresas. E essa abertura é também um brinde ao Caderno Z que nos brinda com temas maravilhosos. Desta vez, com “Drinks de verão”, esperamos que o calor venha de verdade, pois ninguém merece 12 graus em pleno dezembro. Ana Borges nos convida: “É tempo de olhar para a frente e erguer taças para brindar o novo ano que já bate à nossa porta...”. Nada melhor do que conjugar vinho com música e o Z foi buscar os pesquisadores da Escócia que afirmam haver uma influência da música sobre o vinho. Já que “as ondas sonoras estimulam áreas específicas do cérebro, juntos, vinho e música, podem contribuir para a felicidade humana”.

Em “A arte de ser bartender” somos apresentados não somente ao friburguense Claudio Mozer, mas conhecemos a sua profissão. “Como um alquimista a serviço da felicidade”, Claudio se tornou especialista em fazer, criar e servir drinks em bares e festas. E tudo começou por conta do filme “Cocktail”, estrelado por Tom Cruise em 1988,  aguçando a curiosidade do jovem, que foi para São Paulo em busca de formação. O resultado é uma mistura de cores, aromas e sabores em drinks especiais, frutos de um trabalho prazeroso.  O fascínio do coquetel não tem limites e há quem o compare como “um poema haikai”, por sua simplicidade e combinações. E nesse turbilhão de novidades,  o Gin está de volta. Mais uma razão para um bom brinde, pois o “brinde é consagração”.

O nosso mais recente sucesso é o “OcasionAr-te”. O leitor já se ocasionou? Pois se ainda não, visite a exposição “OcasionAr-te”, na Usina Cultural, na Praça Getúlio Vargas. São 12 artistas  mostrando talentos em obras de muito esplendor e criatividade. Há ainda a possibilidade de comprar peças para presentear amigos e parentes. Tudo lindo!

Em “Esportes”, Vinicius Gastin dá um olé de informações, com boas falas para a vitória do “Master do Friburguense”,  campeão da Copa do Mundo de Futebol Amador. Com atletas acima de 50 anos, o Frizão deu um show de garra, vencendo o Real Mangaratiba, na última quinta-feira. Como bem se vê, o futebol não tem idade.

Enquanto a “confiança do consumidor fica abaixo do índice registrado no início do ano”, o nosso “Natal de Todos os Povos” está esquentando a frente fria que resolveu se instalar na cidade. Com uma temperatura nada agradável, ainda vemos cenas de pessoas dormindo ao relento. Um problema que, inclusive, afeta muitas cidades.

Mudanças em secretarias do governo, obra indefinida na cozinha da Maternidade, irregularidades no Raul Sertã são questões a serem definidas e das quais o povo espera sempre soluções melhores para a cidade. Outro agravante é a luta contra os cigarros ilegais; se é que possa existir algum “cigarro legal”. Sobre o cigarro eletrônico, por exemplo, Dr. Renato Abi-Ramia alerta: ‘É preciso combater com veemência tal consumo”. E o movimento #eSeFosseSeuFilho chegou a Nova Friburgo. Surgido em 2006, a partir da criação de um grupo, liderado por  uma mãe com filho deficiente, hoje, mais do que um grupo, o movimento virou ações solidárias.

A via compartilhada ainda não tem conclusão das obras e, antes mesmo da inauguração, é possível ver algum malabarismo, tanto dos ciclistas quanto dos pedestres, para que todos  transitem na mais perfeita harmonia. Aliás, em se tratando de trânsito, são inúmeros os abusos. Basta um olhar atencioso e um andar cauteloso e vemos situações que dariam belas multas. Desde bicicletas na contramão a carros em calçadas, de tudo se vê. As motos barulhentas diminuíram bem, mas ainda há os que não deram bola para o silêncio. E por falar em silêncio, em “Massimo”, um leitor observa, entre outras irregularidades, o barulho das caixas de som nas lojas, na tentativa de atrair clientes. É mesmo desagradável e polui o sossego das pessoas. Para mim, essa algazarra toda me afasta. Eu sou do tipo que aprecia o suave som musical de uma padaria no final da Rua Portugal, um verdadeiro bálsamo para a nossa mente. Feliz semana, pessoal!

TAGS:
Elizabeth Souza Cruz

Elizabeth Souza Cruz

Surpresas de Viagem

A jornalista-poeta-escritora-trovadora-caçadora de cometas Elisabeth Sousa Cruz divide com os leitores, todas as terças, suas impressões a bordo do que ela carinhosamente chama de “Estação Caderno Light”, na coluna Surpresas de Viagem.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.