Colunas
O brasileiro é um eterno sonhador
“Terra à vista”! Vamos pegar a caravela do Caderno Z para o embarque literário e, como sempre, o aprendizado é garantido. “Desde priscas eras, o Brasil sofre a afronta da corrupção” - diz o autor do livro “1808”, Laurentino Gomes. Mas, se ele fez uma cópia fiel da história brasileira, então, estamos perdidos. Ainda bem que o historiador Marco Morel ressalta que “a corrupção é característica do comportamento humano, não faz parte de um código genético nacional”. Isso é bem verdadeiro e afinal, para nossa cidade, a colônia portuguesa trouxe grandes benefícios e os colonizadores portugueses nos são muito queridos. Basta dizer que temos orgulho de ser a Cidade Real.
Que matéria apetitosa sobre a origem da “brasileiríssima” feijoada! “Feijão também é cultura” e que cultura deliciosa e nutritiva para festejar o sonho de Márcio Madeira que, em “Sobre Rodas”, deu pista para a ideia de um autódromo em Nova Friburgo. Você não está sozinho nesse sonho, porque, para quem ama a cidade, tudo o que for para o seu engrandecimento, merece ser realizado. Em “Opinião e preconceito”, Ricardo Lengruber disserta sobre um tema envolvente – “Opinião só se forja sob a pluralidade das ideias e com o diálogo com a diferença”. Parabéns para a Acianf que inaugura o “Espaço Cultural da Acianf”, no próximo dia 2 de maio, às 18h.
O Carnaval parece longe ainda, mas a Acadêmicos do Cubango, escola de samba de Niterói, já está trabalhando intensamente e sabem a razão de tanto empenho? É que o enredo para 2018 será nada mais nada menos do que os 200 Anos de Nova Friburgo. Isso vai ser lindo! São essas energias boas que somam valor ao que sonhamos para a cidade. Que bonita a lista de títulos de Cidadania Friburguense que a Câmara Municipal anunciou para o mês de maio, comprovando o amor que os agraciados dedicam ao município. Outra homenagem mais do que justa é a entrega da comenda Barão de Nova Friburgo ao querido ex-prefeito Dr. Heródoto. Vamos aplaudir de pé! Parabéns a todos.
Em David Massena, o destaque das surpresas vai para a CNBB, que se juntou ao Conselho da Ordem dos Advogados do Brasil e ao Conselho Federal de Economia, para se manifestar contrária à reforma da Previdência. Precisamos da força das instituições, porque antes de qualquer mudança, é preciso mudar os rumos que a política nacional tomou, envolvida, até o pescoço, em atos de corrupção. Essa, sim, é a reforma urgente.
Dia 23 de abril é dia de Jorge, mas de Jorge Aguiar, pessoa querida na cidade, que traça sua vida pelos “caminhos dourados” do bem. Ele, que tem participado de tantos empreendimentos em prol da comunidade friburguense, abraçou a reconstrução da Fonte do Suspiro e a restauração da Praça dos Trovadores, levando a efeito o sonho de Rodolpho Abbud, que fora confiado às mãos de Jaburu. Parabéns seu Jorge Aguiar! Falando em Jaburu, no próximo sábado, 29, tem piquenique, às 13h no “Canto do Jaburu”, no Country Clube. Ótima ideia para homenagear o inesquecível Jaburu!
“Precisamos que os pais cheguem junto” - nessa declaração do novo comandante do 11º Batalhão de Polícia Militar, tenente-coronel Eduardo Vaz Castelano, está contida a chave que pode abrir novos rumos para uma sociedade melhor. O comandante enfatizou na entrevista que “há muitos relatos de crianças e adolescentes saindo de escolas e indo comprar drogas nas praças. Cadê os pais para orientar e cobrar dos filhos?” – Essa é a grande demanda da educação, mas, há jovens desprovidos de assistência, cujo alicerce familiar nem se edificou como tal. Cuidemos da juventude e nisso pegamos uma frase do Editorial – “Vale a pena investir no futuro”!
A civilização é um processo que vive a mercê de leis disso e daquilo, para garantir o cumprimento de ações que deveriam ser práticas naturais do comportamento humano. Como exemplo, a poluição sonora provocada por parte de veículos automotores e seus aparelhos de som. O assunto já está em discussão na Câmara e poderá gerar a criação de uma lei. É como se diz – Se não for por bem, vai por multa!
Elizabeth Souza Cruz
Surpresas de Viagem
A jornalista-poeta-escritora-trovadora-caçadora de cometas Elisabeth Sousa Cruz divide com os leitores, todas as terças, suas impressões a bordo do que ela carinhosamente chama de “Estação Caderno Light”, na coluna Surpresas de Viagem.
A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.
Deixe o seu comentário