Nós temos a missão de iluminar o mundo

terça-feira, 02 de julho de 2019

O Caderno Z é todo encanto, a começar pela linda capa que estampa a beleza de São Pedro da Serra. Tudo azul na foto de Regina Lo Bianco! É tempo de arraiá em São Pedro e o evento parece até coisa nova, mas, vejam: são 154 anos de festejos juninos no distrito, sem interrupção, com a ajuda da comunidade, de pessoas ligadas ao movimento religioso católico, e integrantes da Associação de Moradores local. Este ano, a organização do arraiá foi passada para duas potências: a Associação Comercial e Industrial de São Pedro da Serra e a empresa Teia de Eventos. Sucesso garantido.  

“Toda a paz do universo.” Com esse lema, suas belezas naturais e o povo acolhedor, São Pedro da Serra cativa, cada vez mais, moradores que chegam de outras cidades em busca de qualidade de vida e sossego. Eis que entre essas pessoas está Paulo Toscano, meu estimado professor de fotografia dos tempos de Universidade Candido Mendes. O professor que me deu a honra de ter um poema meu como tema central de uma prova. Bem instalado e ambientado na serra desde 2009, Toscano idealizou o Cuba Café, uma “cafeteria com fotografia”, ideia que agradou em cheio no distrito.

É hora de deixar o Z e Wanderson Nogueira esbanja filosofia: “Eu nasci onde tinha que nascer. Nada mudou quanto a minha história, a não ser o meu olhar”. Eu  sempre digo que as coisas são as mesmas, o que muda é o nosso modo de vê-las. Amo filosofia.

A prefeitura deixa de receber pela exploração dos serviços de transporte público na cidade. Enquanto isso, nós, usuários, muitas vezes,  mofamos nos pontos de ônibus. Falando em transporte, em “Há 50 anos”, cogitava-se a criação de uma linha “Friburgo-São Paulo”. Isso, em 1969 era um sonho para “incrementar o mundo dos negócios das duas cidades”. Hoje é mais do que natural viajar 1001 vezes para a Terra da Garoa, confortavelmente, com opção de dois horários por dia. Por sinal, uma viagem bem tranquila.

Márcio Madeira entrevistou Vinicios Abreu, chefe do IBGE de Nova Friburgo. A conversa esclareceu muitas questões que ficam no ar para muita gente. O próximo censo está programado para 2020 e “deve gerar mais de 100 contratações” aqui na cidade. Boas falas! O reajuste de 9,21% nas tarifas de energia está dando choque até no meio empresarial, pois, no dizer de Carlos Eduardo de Lima, presidente da Firjan Centro-Norte, “Temos a energia mais cara do estado do Rio”, o que, por sua vez, afeta empregos, a manutenção e a vinda de novas indústrias. E o povo, idem, em alta tensão, chocado.

“Prefeitura divulga resultado de seleção para nove médicos”. Os selecionados terão contratos de seis meses, podendo ou não ser prorrogados ou rescindidos “a qualquer época, de acordo com a necessidade da administração municipal”. Que dureza, minha gente! Ainda na área de saúde, a recém empossada secretária da pasta já entregou o cargo. Emmanuele Marques lamenta a falta de condições para prosseguir: “Não deram chance e condições de caminhar. Por isso eu paro por aqui”. Que pena!

Faço uma pergunta aos leitores: Vinte e nove anos de idade é base de tempo suficiente para se acumular um arsenal de conhecimentos? Alguns dirão, impossível. Contudo, em se tratando do jovem Lucas Calil, de 29 anos, isso é mais do que possível.  Basta dizer que ele, friburguense, foi o único brasileiro a participar de um seminário sobre democracia na Ásia. O jovem foi aluno do Colégio Nossa Senhora das Dores, morou aqui até seguir para a Universidade Federal Fluminense. Depois, formado em jornalismo, deslanchou para o mundo. Não há como reproduzir aqui a extensão de seu currículo. Releiam a matéria de Adriana Oliveira, se for preciso. Confiram a riqueza de seus saberes. 

No exemplo de Calil, o Pinçado da Internet que David Massena nos apresenta é tiro e queda: “O mundo pode fazer tudo, menos a sua parte”. A parte de Calil ele tem feito, por inteiro. E a sua parte, leitor amigo? E a sua parte, Elisabeth Souza Cruz?  Eu penso que podemos fazer muito mais, principalmente, para tornar nossa cidade melhor e mais bonita. É nosso dever iluminar os espaços que nos rodeiam. Feliz semana, pessoal!

TAGS:
Elizabeth Souza Cruz

Elizabeth Souza Cruz

Surpresas de Viagem

A jornalista-poeta-escritora-trovadora-caçadora de cometas Elisabeth Sousa Cruz divide com os leitores, todas as terças, suas impressões a bordo do que ela carinhosamente chama de “Estação Caderno Light”, na coluna Surpresas de Viagem.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.