Colunas
Na contramão das gentilezas, 2020 vem a todo vapor...
“Voltar à rotina após as festas de fim de ano” é o primeiro desafio do Ano Novo. Largar a preguiça, deixar os comes e bebes, praias, passeios e a vida boa são alguns dos requisitos para encarar o novo calendário. Em 2020, ano bissexto, teremos mais um dia para empreendermos algum sonho, mas, é preciso, antes de tudo, entrar em forma. E nada melhor do que uma boa receita de suco verde: uma folha de couve, uma rodela de abacaxi, quatro folhas de hortelã e uma xícara de água. Depois disso, é paz e amor no coração!
Contudo, a colônia de férias do Sesi ainda vai dar um tempinho para as crianças e adolescentes. A partir do próximo dia 13 e até o dia 24 de janeiro, os participantes estarão em atividades variadas centradas no tema “Capitão Planeta”, aquele super-herói dos anos 90. “Terra, água, fogo, vento e coração” são os elementos energéticos que driblam os agentes poluentes. Bem se vê que o “Capitão” continua atual.
Depois de entrar em órbita, os passageiros de 2020 se dedicarão ao grande desafio de guardar dinheiro. Não tem sido fácil para quem tem seu salário contadinho no fim do mês, que mal dá para cobrir despesas, ainda ter que encher um cofrinho. Em recente pesquisa realizada, parece que muita gente pretende economizar para atingir metas que não foram alcançadas em 2019. Eu, de minha parte, sendo economista, peço licença e deixo o meu recado: resistir aos apelos publicitários e somente o necessário.
As chuvas que não estão dando trégua, já colocam as manguinhas de fora, provocando alguns estragos na cidade. Moradores de alguns bairros estão preocupados e as autoridades queimam as pestanas para solucionar ou amenizar problemas. O fato ainda mais preocupante é que as chuvas continuarão por grande parte do verão.
A Campesina Friburguense completa 150 anos! A história friburguense se edificou, em grande parte, na presença da prestigiada Banda Campesina e a ela o povo deve sua gratidão por estar abrilhantando Nova Friburgo com a sua atuação marcante. É um momento importante para todos nós, uma festa que merece o nosso aplauso diário.
Falando em arte, as salas de cinemas do Brasil estão com o prazo prorrogado até janeiro de 2021 para adequarem seus espaços ao cumprimento das exigências de acessibilidade para pessoas com deficiência visual e auditiva. A mudança no prazo é para dar condições para a devida adequação acontecer dentro de todas as demandas, inclusive, o “desenvolvimento de linhas de créditos para que o mercado se organize”. Boas falas!
Quem não aguenta mais receber chamadas telefônicas com oferecimento de empréstimos pode agora se livrar desse pesadelo insuportável. O serviço “Não Perturbe” dos bancos já está funcionando. Para tanto é preciso cadastrar os números dos telefones que estejam cadastrados no CPF das pessoas. Uma boa notícia, minha gente. Outra boa novidade é que o preço da carne vai baixar. Não tanto quanto se espera, mas qualquer economia ajuda no fim das contas. O sonhado churrasquinho vai ficar bem mais gostoso.
A friburguense Ilona Szabó está na lista das 19 mulheres que se destacaram em 2019, na visão do portal Universa do Uol. Essa boa notícia está em “Massimo”, de onde já tiramos também um pensamento de Churchill: “A sorte não existe. Aquilo que chamas sorte é o cuidado com os pormenores”. Para quem disser, então, que Ilona tem sorte, a resposta já vem no ato: sorte não, competência para ser destaque!
A notícia circula como um bombardeio de dimensões incalculável: “Ataque dos EUA ao Irã deve impactar preços de combustíveis”, já que o país iraniano é o quinto maior produtor mundial de petróleo. O impacto emocional está formado e não estamos seguros de que o atentado afetará somente os combustíveis. Quando uma luta entre poderes germina o terror e a vingança, boa coisa não pode dar. Nem que se camufle a intenção de que é só para evitar uma guerra. Sabemos que violência gera violência. Cutucar onça com vara curta é perigoso. E, conforme diria meu pai – “é briga de cachorro grande”. Bem se vê que o Ano Novo começa na contramão das gentilezas. Ai de nós!
Elizabeth Souza Cruz
Surpresas de Viagem
A jornalista-poeta-escritora-trovadora-caçadora de cometas Elisabeth Sousa Cruz divide com os leitores, todas as terças, suas impressões a bordo do que ela carinhosamente chama de “Estação Caderno Light”, na coluna Surpresas de Viagem.
A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.
Deixe o seu comentário