Feliz Nova Friburgo, a jovem senhora dos nossos sonhos!

segunda-feira, 15 de maio de 2017

“Mulheres modernas tornam-se grandes parceiras dos filhos, dentro e fora de casa” – assim começamos a viagem com essa máxima da matéria de capa do caderno Z do último fim de semana. Mães que vão para a balada, para os bares e se tornam companheiras de passeios são o chique da atualidade. Muito melhor do que ficar em casa “rezando” para que os filhos estejam em segurança. Nada como estar junto e partilhar das emoções de todos os momentos. Em “Impressões”, foi bom saber que festejar um dia para as mães é coisa lá dos confins da Grécia antiga. Na verdade, os 365 dias do nosso calendário ainda são insuficientes para render homenagens a quem nos ama de forma incondicional. Amor de mãe não faz barganhas e cobranças! Valendo o clichê, é pleno, livre, leve e solto.

Literalmente, viajei no texto de Yuri Blacheyre! A narrativa me trouxe lembranças de mamãe, com sua Arrow, modelo cinquentenário, e seus cuidados para “não entrar claridade na lente”. Yuri fez um passeio pela evolução da arte de fotografar, destacando que “está lutando para conciliar as coisas de épocas tão diferentes, acreditando ser possível reunir as virtudes de todas elas”. Entre os membros da Associação Fotográfica, ele cita Hideo Kato e garanto que despertou, em muita gente, uma saudade gostosa desse inesquecível professor. Ricardo Lengruber dissertou muito bem sobre a trajetória de Nova Friburgo – “uma cidade de muitos povos”, ressaltando que “temos a chance de nos redescobrirmos”. Essa é, sim, nossa missão! Já que a modernidade tomou conta de “Sobre Rodas”, vamos sair do Caderno Z no “câmbio manual”, porque dirigir esta viagem literária requer mesmo é o pedal da inspiração.

Não há nada melhor do que dar “voz” à cidade. Aquela escola de Rio Bonito de Cima que pediu vez para divulgar o estado de abandono, agora volta às páginas do jornal para festejar a reabertura, depois de um mutirão da comunidade, com apoio material da prefeitura. Bom demais! Para quem viveu na era do diploma do “segundo grau”, que dava direito às melhores colocações no mercado de trabalho, espanta saber que hoje “a graduação e um curso de inglês não são mais diferenciais”, como afirma Mariana Barros na reportagem de Dayane Emrich. Pelo que se percebe exposto na matéria, a tendência é cada vez mais estudar para se qualificar.

David Massena anuncia que foi aberta pela Biblioteca Nacional a exposição sobre a Revolução Pernambucana, ocorrida em 1817. Quem quiser visitar tem até 15 de agosto e a entrada é franca. Mas enquanto isso, vale dar uma pesquisada na internet e relembrar essa passagem da história brasileira, que ceifou a vida de muitos revolucionários ávidos de liberdade e igualdade, inclusive, a vida de Frei Caneca.

Em “Há 50 Anos”, o jornal saudou as mães com as mais sublimes palavras – “estrela guia da inocência e do amor”. Como é bom ter motivos para prestar reverências. Por isso mesmo, a Rádio Nova Friburgo AM recebeu na manhã da última segunda-feira, 15, a Medalha Tiradentes, pelo seu 70º aniversário ocorrido no ano passado. Essa é a “maior honraria fluminense” oferecida pela Assembléia Legislativa do Rio de Janeiro. Entregue pelo deputado estadual Wanderson Nogueira, a homenagem é mais do que merecida, pois a Emissora das Montanhas tem brilhante trajetória na região e agora, sem fronteiras na internet.

O “Editorial” é o retrato da desolação nacional – “O cidadão brasileiro cada dia se desencanta mais com relação ao processo político...”. É natural que estejamos assim, desolados, diante do “maior escândalo da vida parlamentar brasileira”. Sabemos que antes de qualquer reforma, é preciso reformar a política. Vamos pra rua pessoal!

Está sensacional a programação do Cadima Shopping em comemoração aos 199 anos de nossa cidade. Tem atividades até dia 21 de maio, para todos os gostos e idades. Aliás, há festejos aqui nos quatro cantos. Tudo está caminhando para os 200 anos na plenitude das melhores intenções. A começar pelo nosso coração enfeitado de amor por Nova Friburgo, a Cidade Real dos nossos sonhos. Parabéns Nova Friburgo!

TAGS:
Elizabeth Souza Cruz

Elizabeth Souza Cruz

Surpresas de Viagem

A jornalista-poeta-escritora-trovadora-caçadora de cometas Elisabeth Sousa Cruz divide com os leitores, todas as terças, suas impressões a bordo do que ela carinhosamente chama de “Estação Caderno Light”, na coluna Surpresas de Viagem.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.