Feliz janeiro para todos!

domingo, 11 de janeiro de 2015

Iniciar nossa viagem é uma surpresa renovadora. Entretanto, quando se trata de viajar no sentido real da palavra, aí são outros quinhentos! O Light trouxe um roteiro provocativo, e seguir as indicações de quem tem experiência no assunto já é meio caminho andado. Na visão de Miro Nobre, "uma viagem começa na alma, no coração, na mente”. Posso dizer o mesmo quando me ponho a viajar nas asas da leitura. Tenho a mesma sensação de Kiko Moraes: "É como estrear cada vez que embarco”. 

Com Arnaldo Miranda, sigo a deixa: "O interessante, neste caso, é acertar-se com um guia”. Nesse quesito, Robério Canto tem sido um guia e tanto para a viagem literária. Sair com ele, abrindo parágrafos, é fazer da Folha A4 o passaporte para conhecimentos incríveis. Como ninguém se aventura mundo afora sem pensar numa boa gastronomia, Chico Figueiredo trouxe, de João Pessoa, "arroz de leite”, de dar água na boca! Um apetite ao bom gosto também é a página cinematográfica que Antonio Fernando nos serve, com um cardápio de filmes imperdíveis. "Programe-se”!

2015 já deixou uma triste marca, inaugurando a primeira semana com o "7 de janeiro”,  que entra para a história com o atentado em Paris. "Eu sou Charlie” — é assim que manifestamos a indignação pela barbárie terrorista contra a revista Charlie Hebdo. Como disse nosso chargista Silvério: "É triste e lamentável que o livre pensamento tenha sido tão brutalmente assassinado...”.  Lembranças terríveis nós temos também do malfadado desastre climático de 12 de janeiro de 2011. Agora são quatro anos e, acompanhando Liliana Sarquis em "O Dia Depois de Amanhã”, revivemos emoções que marcaram a vida friburguense. É uma página da história para ser relida e arquivada com os propósitos de amar Nova Friburgo e acreditar que "apesar de tudo a vida é bela e que o importante é, mesmo com cicatrizes, podermos chegar a um final feliz”. 

"Felicidade é o objetivo maior da vida” — Assim fala Wanderson Nogueira em seu "Observatório”. E em se tratando de felicidade, a Sociedade Musical Campesina Friburguense está radiante com seus 145 anos. Charmosa e competente, "símbolo histórico” da cidade, com o passar do tempo se renova e abrilhanta Friburgo com apresentações impecáveis. O Editorial disse bem: "A Campesina responde com modernidade e interatividade, formando músicos que se consagraram nacional e internacionalmente”. Parabéns a todos! Um louvor especial ao banco de leite da Maternidade, que recebeu prêmio por excelência do Programa Ibero-Americano de Bancos de Leite Humano. Bom para as mamães, muito melhor para os bebês! 

"Sinais das TVs Tupi e Rio melhoram bastante na cidade.” Essa notícia alvissareira aconteceu "Há 50 Anos”. Hoje, com tanta opção de canais, o fato soa até engraçado, mas naquele tempo, que martírio! Em "Impressões”, a arte é o regalo das almas. Na Linha do tempo, ótima oportunidade para reflexão. A "Arte na rua” desperta a sensibilidade e ameniza a tensão cotidiana. Nelmo, o Chaplin friburguense, se caracterizou em pura saudade. A entrevista de Márcio Madeira com o prefeito Rogério Cabral dá uma ampla visão do que tem sido a administração da cidade e o que há de vir para os próximos dois anos.  Realizações, dúvidas e esperanças fazem parte do contexto, mas como bem disse o nosso governante: "A política você tem que construir pensando no desenvolvimento do município”. Que bom e que assim seja em 2015... 2016... E assim por diante! Friburgo merece uma cidade feliz.

O ano é novo, mas as contas do ano velho ainda estão penduradas. Entretanto, o consumo é inevitável e haja pique para a escalada do "material escolar”, que entra no calendário de janeiro como uma injeção financeira para os lojistas do ramo. Ana Blue, que trouxe dicas sobre o tema, certamente, vai comprar borrachinhas de Peppa Pig, mochilas do Ben 10, encapar cadernos, colocar etiquetas... Essas coisas que as mães curtem e a criançada adora. É a magia do retorno às aulas, em breve!

TAGS:
Elizabeth Souza Cruz

Elizabeth Souza Cruz

Surpresas de Viagem

A jornalista-poeta-escritora-trovadora-caçadora de cometas Elisabeth Sousa Cruz divide com os leitores, todas as terças, suas impressões a bordo do que ela carinhosamente chama de “Estação Caderno Light”, na coluna Surpresas de Viagem.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.