Feliz é Ano Velho que faz melhor o Ano Novo!

domingo, 04 de janeiro de 2015

"Coragem! 2015 começou!” É nesse convite intransferível que o Caderno Light abre os caminhos do Ano Novo. Saudações aos viajantes! A foto de Regina Lo Bianco e o poema de Fernando Sabino formam o verdadeiro cartão de visita para a escalada que se abriu quando 2013 encerrou suas atividades. O caderno não brinca em serviço e as receitas estão aí para boas reflexões. Em Literatura, o texto de Gustavo Melo é um precioso manual de instruções: "Não é nada fácil ser humano”! O aprendizado é intensivo, é um curso para a vida inteira e ainda assim, "continuamos tão amadores quanto éramos no início”. De qualquer forma, como diz Ana Blue, "é preciso celebrar a vida, sempre...” e como o passarinho Chico, "cantar em horas menos restritas”. 

Depois dos gastos e das farras do adeus ao ano velho, quando o novo calendário nos imprime seus 365 dias, muitas vezes ficamos com aquela sensação de "E agora, José? A festa acabou...”. E vem a fatídica pergunta: "Você marcha, José! José, para onde?”. Drummond, bem lembrado por Chico Figueiredo, nos socorre com seus versos, mas o que há de nos salvar mesmo são os propósitos, como os conselhos de Ana Borges — "uma rotina produtiva, equilibrada”. "Pense positivo, remoer um problema cansa mais do que um dia inteiro de trabalho.” No maravilhoso receituário do Light, a "degustação mental” é um prato apetitoso, com direito a Netflix, seguindo "Atrás do Trio Elétrico”, com Caetano e Gil, recomendação imperdível da Discopédia. 

Aliás, numa leitura ampla, o leitor pode montar um guia salutar com tantas matérias elucidativas sobre bem-estar e saúde. O jornal é sempre uma composição harmônica e anuncia: "Em 2015 a sua voz vai dar o que falar”. Prosseguindo a viagem, na página 10, a conversa entre "dois Márcios” — Madeira e Damazio —, inaugura muito bem a série de entrevistas com personagens da política municipal. Nada como "ter os pés no chão”, se ater "ao que é estritamente necessário” e entender que é "importante ter parcerias”. Essas atitudes que norteiam o caminho do nosso presidente da Câmara são alguns dos indícios de que a cidade está bem amparada. 

Parceria também é motivo do bom resultado da Escolinha de Futebol Country SAF. As fotos dos craques comprovam que o futebol é uma paixão que se inicia no berço. Parabéns, Vinicius Gastin, pelo vitorioso noticiário esportivo. Falando em berço, nasceu Lara, o primeiro bebê friburguense, que fez bela pose para Amanda Tinoco. Em Sociais, a família Ventura comemora o aniversário de duas estrelas: Gabriel e Isabela. A mamãe, Adriana, alfa da constelação, é toda luz, certamente. Parabéns! 

Um passeio até o quarto distrito e conhecemos a Rua Antonio Lugon, que tem como homenageado um cidadão nascido em 1871, que se empenhou em causas nobres, como a luta pela reintegração de Amparo a Nova Friburgo. Ilustrando a rua, a foto do "Cine-Theatro” é toda imponência. Sucesso e perseverança são os ingredientes da comemoração dos 10 anos do programa Radioteatro, transmitido pela Rádio Comunidade Friburgo FM. Em Impressões, a página é sempre atualizada. O mundo digital contracena com o poema de Manuel Bandeira. No comércio, "as portas fechadas” fazem jus ao merecido repouso dos seus trabalhadores e indicam uma "ressaca” financeira do consumidor, mas quem sai perdendo é a cidade. Já disse o Editorial: "Salvou o turismo friburguense, mais uma vez, a região de Lumiar e São Pedro da Serra”. Como diziam os antigos, foi mesmo a salvação da lavoura. 

Na estação Ponto de Vista, fechamos a Folha A4 com uma paisagem de ouro. O brilhante texto de padre Luiz Cláudio — "Feliz você novo” — resume tudo o que se pode almejar em termos de conquista. "Boas festas serão sempre aquelas em que o homem seja o principal valor, inegociável, celebrado.” Fora a fantasia das comemorações, feliz é o ano velho que, arriando suas portas, mantém abertas as janelas da renovação, porque o Ano Novo é sempre dentro da gente.

TAGS:
Elizabeth Souza Cruz

Elizabeth Souza Cruz

Surpresas de Viagem

A jornalista-poeta-escritora-trovadora-caçadora de cometas Elisabeth Sousa Cruz divide com os leitores, todas as terças, suas impressões a bordo do que ela carinhosamente chama de “Estação Caderno Light”, na coluna Surpresas de Viagem.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.