Dos bichos de estimação ao céu estrelado, Friburgo é show!

domingo, 26 de outubro de 2014

Saudações aos viajantes! "O galo cantou” anunciando o embarque e, ao "som dos bichos”, vamos dar uma sinfonia natural a este domingo de Eleição. "O passarinho cantou” e tudo é carinho no percurso Light! É bom levar uma caixinha de lenços de papel dentro da bagagem, porque a emoção da leitura já começa a umedecer os olhos. Faço ideia da quantidade de leitores que está se enternecendo com as palavras de Nise da Silveira: "Vivam a imaginação, pois ela é a nossa realidade mais profunda...”. E as emoções se multiplicam com os depoimentos da doutora Renata Velozo: "Os animais proporcionam novas modalidades de relação onde a linguagem verbal não é prioridade”. Chico Xavier afirmou que "os animais são anjos que nos ajudam a viver”. Haja lenço de papel! São muitos os queridos de estimação. Eles tornam a nossa vida melhor e nos deixam uma ausência irreparável quando partem para o além.  

A doutora Tathiane Guimarães orienta sobre a responsabilidade, pois "seja um cão, um gato, um coelho ou um papagaio, é importante pesar os prós e os contras” e pensar "sobre o tempo disponível para cuidar do animalzinho”. Foi essa falta de análise que levou Ana Blue ao estranhamento de "ganhar vida pra tomar conta”. Duda e Dudu — "uma história de amor” que Blue deixou para trás pelo "primeiro vislumbre de uma vida melhor”. Oh! Céus! Gastei os lenços de papel!... Esses episódios comovem muito! Os filmes recomendados por Antonio Fernando, então, nem se fala! De Rin Tin Tin aos mais modernos heróis, não há quem resista ao encanto de uma produção "animalesca”. O tema do caderno enterneceu as nossas almas! Entretanto, "O leão rugiu” diante do "duro golpe nos consumidores”, anunciado por "doutor Schaustz”. Pelo visto, é bom ficar de olho "vivo” nas tarifas de internet móvel. Para amenizar o susto, um fricassé abrasileirado vai bem com a indicação de Lucas Vieira na Discopédia. Eu saio do Light, com saudades, cantando... "me dê motivo pra ir embora...”. 

Mas saio contente, pois vou conhecer a história de João Bazet, "Chevalier de L´Ordre de Crist, médician de la Famille Royale et de la Nouvelle Fribourg”. C´est trés important!! Escrevi certo? Sem medo de errar, acabei de aprender com Wanderson Nogueira que "erramos no sonho de acertar”. É nesse sonho que buscamos soluções para os males da sociedade, como recuperar a confiança no sistema político do país. É no sonho de que "criança deveria só estudar e brincar” que acreditamos; porém, a realidade nem sempre é parceira dos sonhos. Basta ler a reportagem de Lucas e Karine e se inteirar de fatos que saltam aos olhos na vida friburguense. Na carona de Impressões, se "nenhuma causa é mais importante que a outra”, então, muito há para ser feito pela coletividade. É a missão de pegar uma "pedra no caminho” e edificar um alicerce social bom para todos, que dê sustentação às nobres atitudes. Que venha um tempo de melhor conscientização para que o leito do Rio Bengalas tenha somente um lençol florido.  

 "Rodolpho Poeta Abbud” — É assim que Antonio Fernando deixa impressões sobre o nosso mestre trovador, realçando o Dia Friburguense de Amor à Trova, com direito a trova de minha autoria. Bela foto de Abbud, belas palavras de Antonio! Vamos aproveitar o clima festivo e dar um viva para Beth do Licínio, aniversariante querida que curte as surpresas de viagem. Um brinde ao Ponto de Vista assinado por Reinaldo Kiss, que aponta as diretrizes para a melhor visualização do Clube de Astronomia da cidade. Sobre o céu de Nova Friburgo, lembro-me de que em 1986, na passagem do Halley foi lançado um cartaz — que ainda tenho — com os dizeres: "Nova Friburgo, observatório natural do Cometa de Halley”. Agora, com a revista Galileu inserindo Friburgo "entre as dez melhores cidades do Brasil para observação astronômica”, é o momento de a cidade aproveitar esse presente dos céus! O espetáculo celeste está aqui, ao alcance dos olhos. O Planetário, na Via Expressa, é uma cortina que se abre ao espetáculo! Vamos lá, "ouvir estrelas”! 

TAGS:
Elizabeth Souza Cruz

Elizabeth Souza Cruz

Surpresas de Viagem

A jornalista-poeta-escritora-trovadora-caçadora de cometas Elisabeth Sousa Cruz divide com os leitores, todas as terças, suas impressões a bordo do que ela carinhosamente chama de “Estação Caderno Light”, na coluna Surpresas de Viagem.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.