Do puro rock ao bom velhinho... Então é Natal!...

domingo, 07 de dezembro de 2014

Se o compositor clássico Felix Mendelssohn fosse escolher um fundo musical para a edição deste primeiro Light dezembrino, certamente seria a sua peça "Nas asas da canção”. Mas não precisamos entrar no túnel do tempo, porque a Discopédia aumenta o volume das nossas emoções e "Vamos Viajar” ao som das bandas Combo S/A e O Vazio. No bate-papo, a conversa, além de trazer um panorama dos integrantes da Combo, trouxe também saudades de Henry Mancini e Vincent Bell, citados nos depoimentos de Victor Nogueira. Enquanto isso, "O Vazio” traz um grupo cheio de novidades, que promete "movimentar a cena” em 2015. Mas não fica por aí. O Coletivo Serra Elétrica engloba seis artistas friburguenses, com duas faixas de cada um, e terá festa de lançamento ainda este mês. 

"Quando a gente é só ouvinte, não faz ideia do trabalho que é produzir uma canção.” Essa máxima de Ana Blue expressa bem a relevância dos dons musicais de quem se debruça em partituras e domina instrumentos para encantar os nossos ouvidos. E "viajando de primeira classe”, não pode faltar aquela checada em Cinema. Em clima de Natal, Antonio Fernando cutuca o nosso imaginário e nos devolve a magia do Papai Noel com filmes imperdíveis sobre as emoções natalinas. Mas esse negócio de "www” para preparar o amigo secreto é coisa bem moderninha e até o sorteio pode ser feito automaticamente. (Isso é bom, pois evita fraudes!) Já as dicas de Chico Figueiredo são bem presenciais e nada como uma bela mesa de Natal que, por si só, realça o momento. 

Nas Sociais, entre ilustres citações, está Ana Blue, a aniversariante do dia 10. Ela, que nos serve o manjar dos deuses com seus textos, merece ganhar um mar de inspiração para o banho refrescante dos leitores. Em Há 50 Anos, o deputado Amâncio Azevedo estava às voltas com um projeto "moralizador” na Assembleia Legislativa. Em Ruas de Nova Friburgo, luta importante também teve o Coronel Sarmento, que dá nome a uma simpática rua da Vilage. Mesmo depois de perdida uma vista, ele não perdeu a visão de homem de serviços em defesa da Lei e da Ordem. 

Muita leitura importante! Vamos botar "lenha” na fogueira dos universitários e festejar com eles a "patente verde”. Doces e leite de cabra representam Friburgo na Feira da Previdência. Em se tratando de economia, a cidade entra na era da iluminação LED. Luz, muita luz é o que irradia o projeto "Corrente do Amor”, desenvolvido por Olívia de Fátima, que trocou os sentimentos de perda pelos ganhos da solidariedade. Esse mesmo sentimento de superação levou Marlos Fratani a lutar pelos direitos das pessoas portadoras de deficiências. Pelo seu depoimento em Ponto de Vista, percebe-se que deficiente ainda é o sistema de "política de inclusão”, com insuficiência de mecanismos para as condições de igualdade no mercado de trabalho. 

Em Impressões, muitos significados... e é surpreendente a saga dos haitianos pelo "sonho” de uma vida melhor no Brasil. (Em contrapartida, muitos brasileiros têm saído daqui em busca de melhores perspectivas). Pelas declarações da ONU sobre "o mito da democracia racial”, então, nas entrelinhas, há uma lamentável semelhança do Brasil com o "Natal feio” da Holanda. Feio também é o monumento do Japão, pichado. Em "Linha do tempo”, a foto de Regina Lo Bianco é toda contemplação. Em Fábula — Amizade — "peito aberto... de perto e de longe”. (Tudo ok!) 

No Editorial, "Outro ano, mais promessas”. É sempre assim: fechamos um ano com esperanças de melhorias e na área educacional é "fundamental” o engajamento das autoridades. Os professores já fazem malabarismo. Entretanto, o país requer muito mais investimentos. Talvez Papai Noel possa dar uma forcinha, trazendo soluções em seu farnel. Mas pelo visto, o bom velhinho está muito ocupado, pois já anda recebendo até carta com pedido de cabeça para a estátua. O fato é que, na fábrica de Papai Noel, milagre "é brinquedo que não tem”! Em compensação, Esperança tem de sobra!

TAGS:
Elizabeth Souza Cruz

Elizabeth Souza Cruz

Surpresas de Viagem

A jornalista-poeta-escritora-trovadora-caçadora de cometas Elisabeth Sousa Cruz divide com os leitores, todas as terças, suas impressões a bordo do que ela carinhosamente chama de “Estação Caderno Light”, na coluna Surpresas de Viagem.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.