Do Planeta Água aos filhos do amor, tudo azul para as esperanças!

domingo, 30 de novembro de 2014

Saudações aos viajantes! "Terra em Transe” — este é o roteiro deste domingo, o último de novembro. Basta observar a capa do Caderno Light, com a criação artística do planeta, para entrarmos em transe. "149 milhões de km² de terra” e ficamos sem terra. "361 milhões de km² de água” e ficamos sem água, com "mais de mil cidades em estado de emergência”. A bióloga Isabela Braga disserta sobre "mudanças climáticas e a seca no Brasil” e apresenta um dado interessante de que o nosso país detém "a maior reserva de água doce do mundo” e, ainda assim, temos secas avassaladoras!  

"Terra, Água, Fogo, Ar” — quatro elementos e um planeta em risco. Ondas de calor, ciclones, furacões, desertos aumentando e calotas polares se derretendo são alguns dos sintomas produzidos pelo aquecimento global. Atitudes irresponsáveis como emissão de gases poluentes, desmatamentos, queimadas de florestas, se não forem contidas, poderão levar o ser humano ao caos total. Entretanto, de acordo com a Teoria de Gaia, o planeta, como "ser vivo”, possui "capacidade de autossustentação” e assim "é capaz de gerar, manter e alterar suas condições ambientais”. Enquanto sonhamos com a Terra Azul, no remanso da harmonia universal, a deusa Gaia que nos proteja!

Saboreando brotos de alfafa, vamos dar uma chegadinha em Cinema e Antonio Fernando nos apresenta "Annabelle – a boneca sinistra”, e se o estilo é sucesso de bilheteria é sinal de que o público tem simpatia pelos "bonequinhos do capeta”. Para os adeptos das emoções mais brandas, nada melhor do que curtir a decoração natalina e os eventos que anunciam a chegada do Natal em Nova Friburgo. 

Fim de ano é sempre um período festivo e época de encerramentos letivos e formaturas. Basta ler a coluna Há 50 Anos e conferir os inúmeros formandos que enviaram convites ao jornal. Em festa também estão os alunos do EJA. Finalizando os projetos de 2014, eles apresentam, na Secretaria Municipal de Educação, a exposição com trabalhos de releitura de pintores brasileiros, que segue até o próximo dia 12. Isso empolga e faz crer que nem tudo está perdido. Ainda temos bons projetos para realçar a nobreza humana. Nobre também é a história de Manoel Antonio Ventura, nascido em 1898. Não dá para perder uma vírgula do que foi relatado. Vale a pena ler e reler! A VOZ DA SERRA tem sido um arauto da memória friburguense e a combinação passado/presente é um regalo que transmite conhecimento aos leitores. 

Conhecer é a palavra-chave da nossa viagem e, em Impressões, o saber nos salta aos olhos. "Sonhos e sonhadores” — "nunca se deve engatinhar quando nosso impulso é voar”! É a lição que aprendemos com tantos ilustres mundiais, que edificaram obras sociais tão valiosas para a humanidade. De Jesus Cristo à brasileira Zilda Arns, os exemplos são indicadores de que vale a pena acreditar e sonhar "mil horas sem fim”. Como Martin Luther King, "I have a dream” — eu tenho um sonho (cada um de nós tem um sonho). E de uma forma coletiva, o sonho do friburguense é ver a cidade feliz, bem administrada, com equilíbrio em todos os setores municipais, em especial, a Saúde, com bom desempenho do Hospital Raul Sertã, do Hemocentro e demais serviços.

Na estação Ponto de Vista o clima é todo amor. Com depoimento da doutora Lina Araújo Folly, o tema "adoção” é um convite às reflexões sobre a missão de quem, mais do que gera filhos, se propõe a amar sem limites. "Não devemos pensar em adoção como algo que vai resolver nossos problemas” é uma das máximas que Lina ressalta como alicerce da formação de uma grande família. Filhos biológicos ou "do coração”, todos são filhos do mesmo amor. "Deve-se pensar simplesmente em amar sem se preocupar com recompensas, sem cobranças, sem preconceitos, sem limites”. De uma forma ampla, o Ponto de Vista trouxe à luz, muito mais do que um tema, um belo tratado de paz entre pais e filhos. Respeito, paciência, sensibilidade e amor, acima de tudo. Perfeito! Fechamos a viagem com chave de ouro. 

TAGS:
Elizabeth Souza Cruz

Elizabeth Souza Cruz

Surpresas de Viagem

A jornalista-poeta-escritora-trovadora-caçadora de cometas Elisabeth Sousa Cruz divide com os leitores, todas as terças, suas impressões a bordo do que ela carinhosamente chama de “Estação Caderno Light”, na coluna Surpresas de Viagem.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.