Do Ministério Público ao Black-Friday, A VOZ DA SERRA garante a informação!

terça-feira, 27 de novembro de 2018

O Caderno Z embarcou num tema pra lá de oportuno. Nesse tempo em que se ouve falar tanto em Ministério Público, nada melhor do que se aprofundar no assunto. A começar pelo entendimento de que o MP é uma “instituição pública, permanente, essencial à função jurisdicional do Estado”. Pela condição de “permanente”, ele não pode ser “extinto”. Para resumir, em suas atribuições, constam, entre outras, o dever de “fazer cumprir a lei e defender os interesses da população”. É de sua responsabilidade “a defesa da ordem jurídica e do regime democrático”. Governantes e particulares, todos estão subordinados a agirem “de acordo com a legislação vigente”.

Nas competências do Ministério Público do Trabalho sua atuação tem como “perspectiva se firmar como uma instituição promotora do trabalho digno e do desenvolvimento social sustentável”. Quando há denúncia de um trabalhador sobre irregularidade em seu ambiente de trabalho, o MPT atua no sentido de defender “a regularização do ambiente para os interesses coletivos, com benefícios para todos os empregados, atuais e futuros”. Sendo impossível que esta coluna relate todo o teor do “Z”, sugiro que o leitor tenha o caderno na cabeceira da cama, pois sua leitura é uma fonte de informação para o dia a dia. Há muito que se conhecer sobre essa instituição.

A edição desse fim de semana trouxe muitas boas novas. A Galeria KM7 levará seus artistas para evento no Porto Maravilha, no Rio de Janeiro. O Dia do Líbano (22 de novembro) foi festejado com danças típicas, leituras de poemas de autores libaneses e um jogral com alunos do Colégio Odete Pena Muniz. Nos esportes, o Sub-13 do Nova Friburgo conquistou a Copa de Futebol em Duas Barras. Parabéns a todos.

Já teve início a venda de ingressos para o espetáculo “Quebra Nozes no Reino das Colônias”. A renda será em benefício da Vila Sorriso e as apresentações acontecerão entre os dias 8 e 23 de dezembro, em duas seções, sempre aos sábados e domingos, na Fundação D. João VI – Praça Getúlio Vargas, 71.

Braulio Rezende, presidente da CDL e do Sincomércio de Nova Friburgo esteve em Brasília, onde se encontrou com o vice-presidente eleito, general Hamilton Mourão. Braulio participou de uma reunião como membro da Câmara Brasileira de Materiais para Construção e voltou otimista com o encontro que proporcionou boa conversa com o general Mourão, futuro responsável pelo “planejamento estratégico do novo governo”.

Boas falas para o carnaval friburguense, pois o “governo federal, por meio da Lei de Incentivo à Cultura, aprovou um projeto de captação de recursos no montante de R$ 2.804.718 para a realização do evento”. Agora é correr atrás dos patrocinadores. O ganho é de todos: das empresas investindo em cultura, do carnaval, das escolas de samba, dos blocos de enredo e dos turistas que terão uma festa de Momo muito mais bonita.

Em “Há 50 Anos”, entre os aniversariantes estava Adriana, “uma aplicada aluna do Externato São José”. A jovem que viria a se tornar diretora de A VOZ DA SERRA. O destaque se mantém na coluna “Sociais” do presente, e todos nós cantamos um forte “parabéns”, nesta data querida de 27 de novembro, desejando muito sucesso e prosperidade para essa empreendedora talentosa e moderna que, com sua equipe, leva a Voz de Nova Friburgo aos quatro cantos do mundo. Sucesso, Adriana. Mil venturas!

Enquanto os empregos com carteira assinada caíram, apresentando o pior resultado para o mês de outubro nos últimos três anos, a Black Friday movimentou a cidade na última sexta-feira. A Avenida Alberto Braune virou uma verdadeira passarela com desfile de consumidores abarrotados de sacolas cheias. Uma verdadeira apoteose comercial. Contudo, se depois de tantos gastos, os investimentos não corresponderem às expectativas, não tem problema. Como diz o Pinçado de David Massena – “Tudo vale à pena. Se não virar amor, vira poema”. Quer coisa melhor do que um poema, minha gente! Vamos nos “poemar”  que o tempo é mesmo de gastar!

TAGS:
Elizabeth Souza Cruz

Elizabeth Souza Cruz

Surpresas de Viagem

A jornalista-poeta-escritora-trovadora-caçadora de cometas Elisabeth Sousa Cruz divide com os leitores, todas as terças, suas impressões a bordo do que ela carinhosamente chama de “Estação Caderno Light”, na coluna Surpresas de Viagem.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.